VOLTAR

Projeto de lei propõe cota para cineastas negros e indígenas

RD1 https://rd1.com.br/
10 de Jul de 2018

Os movimentos em busca de maior representatividade para minorias étnicas no Brasil vem obtendo conquistas em vários campos da sociedade - e o cinema, ao que tudo indica, deverá ser em breve mais um deles.

De acordo com informações do jornalista Ancelmo Góis, tramita desde a semana passada na Câmara dos Deputados um projeto de lei que propõe o estabelecimento de cotas para produtores negros e indígenas.

O plano sugere que 15% dos recursos federais destinados ao incentivo da produção cinematográfica sejam destinados a cineastas de origem indígena. Já outros 35% deveriam contemplar somente empreendedores audiovisuais da raça negra - dentre os quais, metade teria de corresponder a mulheres negras.

Isso significa que, se o projeto - de autoria dos deputados Paulo Teixeira e Jandira Feghali - for aprovado tal como consta em sua concepção original, literalmente a metade dos recursos de incentivo ao cinema serão delegados mediante cotas raciais.

https://rd1.com.br/projeto-de-lei-propoe-cota-para-cineastas-negros-e-i…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.