VOLTAR

Projeto de formação de magistério para indígenas beneficia 45 mil alunos no Amazonas

Em Tempo - http://www.emtempo.com.br
11 de Mar de 2014

As ações do projeto Pirayawara, cujo foco é a formação e capacitação de professores indígenas, tem sido intensificadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

O projeto é executado pela Gerência de Educação Escolar Indígena da Seduc e faz parte de uma série de ações que são desenvolvidas há mais de 15 anos. Sua meta principal é garantir aos povos indígenas uma educação diferenciada, específica, intercultural, bilíngüe, de qualidade e que responda aos anseios desses povos.

Conforme a gerente da Educação Escolar Indígena da Seduc, Alva Rosa Vieira, o projeto está estruturado em nove linhas de ação. "Trabalhando a formação inicial de professores indígenas para o magistério, formação continuada de professores indígenas, formação continuada de técnicos das Secretarias Municipais, formação continuada de técnicos para atuarem nas sedes das Secretarias, diagnóstico linguístico e antropológico da realidade indígena no Estado do Amazonas, além do desenvolvimento e fomento das línguas indígenas no Estado", informou.

O Pirayawara, conforme Alva Rosa, também atua na produção, editoração, publicação e distribuição de material didático específico e diferenciado, distribuição de material escolar e didático pedagógico, assessoria técnico-pedagógica e administrativa às secretarias municipais, além de apoiar e divulgar a cultura indígena no Amazonas.

http://www.emtempo.com.br/editorias/dia-a-dia/15495-projeto-de-forma%C3…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.