VOLTAR

Projeto de concessão do Parque Nacional de Chapada (MT) à iniciativa privada deve ser apresentado em março

G1 - https://g1.globo.com/
Autor: Por G1 MT
28 de jan de 2020

Projeto de concessão do Parque Nacional de Chapada (MT) à iniciativa privada deve ser apresentado em março

Secretário de Turismo diz que projeto deve ser discutido em audiência pública. Atualmente, a gestão do parque é feita pelo ICMbio.

Já autorizada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a concessão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, à iniciativa privada, pode acontecer neste ano. Atualmente, a gestão do parque é feita pelo Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMbio), que é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.

De acordo com o secretário-adjunto de Turismo do estado, Jefferson Preza Moreno, o projeto deve ser apresentado até março e discutido em audiência pública.

Para ele, a concessão do Parque traz avanços para o turismo local, pois deve melhorar as condições de trilhas, de recepção aos turistas com o incremento de guias e investimento em infraestrutura.

Entretanto, o secretário afirma que mesmo concedido à iniciativa privada, o parque continuará sob a supervisão do ICMbio, assim como sob fiscalização do governo federal.

De acordo com o secretário, o estado fez ponderações e sugestões durante a elaboração do projeto. Foram apresentadas as principais dificuldades do turismo local, assim como os benefícios desta concessão.

Sobre os constantes incêndios ocorridos no parque durante o período de estiagem, ele defendeu que a empresa que ganhar a concessão terá condições financeiras de investir em uma aparato maior para conter as chamas.

"A empresa que ganhar a concessão, terá mais condições de investir em ações preventivas, em formação de brigadistas e toda a estrutura necessária controle de incêndios", comentou.

A forma de concessão ainda está sendo discutida, assim como o prazo para que o processo seja definido.

Em dezembro do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assinou o decreto que autoriza a concessão do Parque Nacional de Chapada à iniciativa privada.

A área de preservação com cerca de 33 mil hectares foi instituída como parque em 1989. O parque está localizada no município da Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá.

Além dos vales e morros, os atrativos turísticos incluem cachoeiras, trilhas e mirantes.

Dentre os animais encontrados na fauna do local estão onça-pintada, veado-campeiro, bugio, anta, tamanduá-bandeira, tatu-canastra, lobo-guará, ema e seriema. Papagaios, andorinhões e araras-vermelhas aninham-se nas falésias de arenito

https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2020/01/28/projeto-de-conce…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.