VOLTAR

Projeto de Cidadania em escola indígena é apresentado em Brasília

Governo do Estado do MT - http://www.mt.gov.br/
Autor: Roseli Riechelmann
07 de Set de 2012

A Escola Estadual Indígena Tapirapé, localizada na aldeia Majtyri, Terra Indígena Tapirapé-Karajá a 30 km do município de Santa Terezinha e distante 1.406 km de Cuiabá, teve projeto selecionado pelo programa Missão Pedagógica no Parlamento 2012, promovido pela Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), no mês de agosto. A prática, desenvolvida na unidade entre 2007 a 2010, promoveu a análise crítica e a cidadania dos estudantes indígenas do Ensino Médio.

Intitulado "A Formação da Consciência Crítica e Cidadã através do Conhecimento e Sensibilização pela Realidade", o projeto foi desenvolvido durante as aulas de Biologia e Linguagem. Na proposta, os estudantes trabalharam por meio de discussões, análise e interpretação de textos, da Constituição Federal de 1988, do Estatuto do Índio e até mesmo as diretrizes da Carta da Terra.

Para o aluno Xenikehe Karajá, do 1o ano do Ensino Médio, as discussões das Conferências, como a da Rio + 20, foram fundamentais para ele. "Não sabíamos o que está acontecendo no mundo, é muito bom ouvir sobre desenvolvimento sustentável porque cada vez mais o nosso planeta está morrendo", destacou ele.

Sobre o processo legislativo, aborda os conhecimentos adquiridos no processo de aprovação das leis e fiscalização das ações e do orçamento público. "Estimulamos sempre que o aluno tenha conhecimento da legislação e suas implicações na realidade local, regional e nacional", destaca a professora responsável pelo projeto, Flávia Aparecida Andrade Souza. Para fortalecer o projeto realizaram fóruns locais com a comunidade escolar (um de educação escolar indígena e outro de meio ambiente)

O trabalho da Escola Tapirapé foi o único oriundo de uma comunidade escolar indígena apresentado na Missão Pedagógica Parlamentar 2012. Segundo a professora, o projeto foi um sucesso, "em nada o conhecimento repassado aos alunos da Escola Indígena Tapirapé diferem dos apresentados pelos professores das escolas urbanas", diz.

A aluna Moo' i Tapirapé, do 2o ano do Ensino Médio, reconhece que nas aulas aprendeu que "lutar pelos nossos direitos e o bem-estar do povo é respeitar as divisões da sociedade para melhorar a vida das pessoas para o desenvolvimento da nação".

Conforme Flávia, o ensino da escola Tapirapé, dentre outras coisas, busca integrar os valores socioculturais do povo tapirapé com a atual conjuntura social, política e ambiental do País. A Escola Indígena Tapirapé, trabalha com cinco turmas de salas multicicladas, num total de 52 estudantes.

O resultado do projeto foi dado pelo estudante Arawani Tapirapé, da turma do 3o ano. Conforme ele, "nós, como seres humanos, para sermos pessoas boas e para termos um planeta bom para se viver, precisamos de um espaço ou de um lugar para morar, conviver junto com o povo, seja na cidade ou na comunidade, respeitar o próximo, lutar pelos nossos direitos, pelo direito de bem estar do povo, ter uma renda para a família e assim ter uma vida digna".

http://www.mt.gov.br/conteudo.php?sid=171&cid=78871&parent=0

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.