VOLTAR

Projeto Cidadania Indígena atende aldeias no Amazonas

Site da Funai e Foirn-São Gabriel da Cachoeira-AM
Autor: (Simone Cavalcante)
10 de Out de 2002

Após vários dias de viagem pelos rios Negro e Xié, no Amazonas, a primeira campanha do Projeto Cidadania, realizada pela equipe da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN) retornou a São Gabriel da Cachoeira, depois de atender mais de 500 índios. O Projeto Cidadania Indígena é realizado em convênio com a Secretaria de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e visa a expedição gratuita de documentos básicos. Uma das dificuldades do trabalho é a distância entre as comunidades e o difícil acesso de vários trechos, devido a quantidade de cachoeiras existentes na região. Para facilitar, o projeto criou pólos de atendimento até onde as comunidade se deslocavam para obter seus documentos.

Índios das aldeias Anamoim, Tukano, Tunú, Umarituba, Santa Rosa, Nazaré, Nova Esperança e Santa Cruz, da etnia Werekena se deslocaram até a aldeia de Cumati Cachoeira, rio Xié, Terra Indígena Alto Rio Negro, onde o Projeto estabeleceu primeiro pólo de atendimento. Foram cadastradas mais de 350 pessoas entre adultos e crianças, na sua maioria para Registro de Nascimento, uma vez que existiam famílias inteiras sem o documento. A aldeia de Vila Nova no mesmo rio foi outro pólo de atendimento onde houve concentração de outras aldeias indígenas e a quantidade de expedição de documentos ultrapassou de 400 unidades entre o registro civil de nascimento, carteira de identidade, carteira de trabalho, CPF e casamento civil.

No rio Negro, a equipe atendeu a Associação das Comunidades Indígenas Putyra Kapuamo - ACIPK, na aldeia de Ilha das Flores,Terra Indígena Médio Rio Negro I, que integra 13 aldeias indígenas expedindo 300 documentos básicos aproximadamente. Com o apoio do Ministério Público Estadual, a equipe realizou um trabalho conscientização das comunidades sobre as eleições de 2002. Foram dadas palestras e houve distribuição de cartazes informativos sobre o assunto.

O Projeto Cidadania Indígena no Rio Negro, a nível local, conta com a parceria da Prefeitura Municipal, Poder Judiciário, Ministério Público Estadual, Cartório, Delegacia de Polícia, FUNAI e Instituto Socioambiental.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.