VOLTAR

Projeto Carnívoros do Parque do Itajaí terá apoio da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza

ICMBio - www.icmbio.gov.br
Autor: Priscila Galvão
11 de Dez de 2009

O projeto Conservação de Carnívoros do Parque Nacional da Serra do Itajaí, em Santa Catarina, foi contemplado no último edital da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza. No total, foram aprovadas 21 propostas de trabalho.

O projeto foi apresentado pelo Instituto para a Conservação dos Carnívoros Neotropicais - Pró Carnívoros em parceira com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap) e o Parque Nacional (Parna) da Serra do Itajaí e conta com a coordenação geral do chefe do Cenap, Ronaldo Gonçalves Morato.

O projeto prevê a execução de três metas para o próximo ano: aumentar as possibilidades de manutenção de populações reprodutivamente viáveis de pumas, Puma concolor, na região do Parque; minimizar os conflitos entre pumas e comunidades humanas no parque e região; e sensibilizar as comunidades do interior e da zona de amortecimento do parque sobre a importância do puma.

METAS - Para alcançar essas metas serão realizadas as seguintes atividades: estimativas de tamanho e densidade populacional dos pumas usando 40 câmeras com sensores de presença e disparo automático, equipamento que é contrapartida do Cenap para o projeto; análise da dieta por meio da triagem de fezes e análise de carcaças de presas; análise dos parâmetros de área de vida e preferências de habitat, por monitoramento com telemetria por GPS, tecnologia ideal para o relevo acidentado e vegetação densa do Parque.

Serão realizados ainda, a elaboração de protocolo para o monitoramento da espécie; capacitação de funcionários e voluntários; identificação e mapeamento de propriedades com ocorrência de predação por pumas; atendimento às propriedades com ocorrência de predação por pumas; proposição de medidas preventivas; cadastramento de propriedades que não possuam recursos para a aplicação das medidas e também a capacitação de técnicos de entidades da região para o atendimento de casos de conflitos com carnívoros; divulgação das medidas preventivas e mitigadoras contra a predação; avaliação da percepção das comunidades do interior e zona de amortecimento do Parque sobre os pumas; sensibilização das comunidades sobre a importância dos pumas e outros carnívoros.

PROJETO - O projeto foi iniciado após a elaboração do Plano de Manejo do Parna da Serra do Itajaí, maior UC desse bioma na região Sul e um dos raros remanescentes com área maior que 50 mil hectares. Possibilitou identificar propriedades com conflitos envolvendo carnívoros e a percepção sobre essas espécies pelas comunidades no interior e zona de amortecimento.

O enfoque em carnívoros se deve à sua importância na regulação dos ecossistemas pois ocupam o topo da cadeia trófica, com efeito de controle "de cima para baixo" e sua remoção pode alterar toda a comunidade e também as necessidades de grandes áreas de ambiente preservado.

A obtenção de dados ecológicos básicos sobre o carnívoro de maior porte do parque, o puma (Puma concolor), presente na Lista Oficial das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção (IN 3 MMA, 2003), visa embasar adições de área, ações de fiscalização e de educação ambiental ou futuros aprimoramentos do Plano de Manejo do Parque, e mesmo manejo de espécimes para garantir sua viabilidade populacional.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.