VOLTAR

Projeto BR-163 reúne lideranças e entidades para fortalecer negócios em comunidades

Serviço Florestal Brasileiro - http://www.florestal.gov.br
02 de Set de 2011

Líderes comunitários e representantes de instituições debatem até sexta-feira, 2, em Santarém (PA), o fortalecimento de empreendimentos promovidos por organizações de base na região de influência da BR-163. As discussões ocorrem no auditório da Unidade Regional do Serviço Florestal Brasileiro (SFB).

A iniciativa faz parte das oficinas promovidas pela Unidade Regional do Distrito Florestal Sustentável da BR-163 (UR SDF da BR-163), com colaboração da Agência Alemã de Cooperação Técnica Internacional, a GIZ (fusão das organizações governamentais alemãs GTZ, DED e InWEnt). O curso utiliza como material metodológico o Desenvolvimento Organizacional Participativo (DOP).

Participam das ações a equipe técnica do Serviço Florestal Brasileiro, representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Cooperativa Mista da Flona Tapajós (Coomflona), Associação dos Trabalhadores Rurais de Belterra, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater/PA) e Centro de Apoio a Projetos de Ação Comunitária (Ceapac).

O primeiro módulo ocorreu em fevereiro desse ano. Os participantes formaram equipes e foram a campo realizar o levantamento de necessidades das organizações sociais escolhidas por cada grupo. No segundo momento, promovido em abril, foram abordadas ferramentas para complementar o diagnóstico, além de serem discutidos planos de mudanças. Já neste terceiro módulo de conclusão, ao longo da semana estão sendo expostas as aplicações práticas realizadas junto às organizações, os componentes do ciclo DOP e o monitoramento de avaliação dos planos desenvolvidos com participação das comunidades.

Para Jorge Oliveira, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Belterra, a oportunidade é valiosa para instituições que lidam com extensão rural, movimentos e organizações sociais. "As organizações necessitam muito desse tipo de trabalho voltado à gestão de negócios do produtor rural. Percebo que na maioria das vezes, as entidades encontram diversas barreiras em função da pouca preparação para essa atividade que é fundamental", destaca o sindicalista.

De acordo com a assessora da GIZ, Bernadette Wies, a metodologia DOP foi desenvolvida há 11 anos pela GTZ, a partir de várias experiências aplicadas em diferentes regiões do Brasil. "Baseado nas ferramentas da administração, adaptamos à realidade das organizações de base locais como associações e cooperativas, visando fortalecê-las", esclarece Wies.

Dentre as organizações sociais atendidas estão: Comunidades da região de influência da BR-163 (Cristo Rei, Perpétuo Socorro, Monte Moriá, Três Boeiras, Vila Jamanxim, Comunidade Arizona, Vila do Tucunaré, Vila Planalto, Bela Vista do Caracol, Monte Dourado e Campo Verde); Grupo do Coro Ecológico de Maguarí, na Flona-Tapajós; Casa Familiar Rural; Conselho Tutelar de Santarém; Cooperativa de Produtores Agroextrativistas, Artesãos e Artesãs do Lago Grande do Curuaí (Coopalc); Cooperativa Mista Agroextrativista do Planalto Santareno (Coomaplas); Cooperativa Mista Agroextrativista os Produtores do Anta (Coomapa); Grupo Conquista de Ervas Medicinais; Associação dos Produtores Rurais do Cristalino I (Apruc I) e Associação de Moradores de Jamaracá (Asmorja).

Fonte: Júlio César Guimarães/ Sílvia Marcuzzo - Projeto BR-163

http://www.florestal.gov.br/noticias-do-sfb/projeto-br-163-reune-lidera…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.