VOLTAR

Projeto Ararinha na Natureza volta à região de Curaçá

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
30 de Set de 2016

Pesquisadores reuniram informações que devem subsidiar a criação de uma UC federal na região de origem da ararinha-azul

O Projeto Ararinha na Natureza está de volta à região de Curaçá, na Bahia, local de origem da ararinha-azul (Cyanopsitta spixii). Entre os dias 18 e 28 de setembro, a equipe do projeto esteve em campo para realizar a primeira etapa de entrevistas com os moradores da zona rural de Curaçá e Juazeiro. Os pesquisadores conversaram com 50 famílias durante o trabalho de campo, incluindo comunidades das fazendas Barra Grande, Olho D'água, Caraibeira, Nova Aliança, entre outras.

O objetivo das entrevistas é reunir dados que devem subsidiar a criação de uma unidade de conservação (UC) federal na região de origem da ararinha, com vistas à reintrodução da espécie na natureza em 2019. Além de buscar compreender a percepção das comunidades sobre o meio ambiente, a pesquisa tem o intuito de analisar os hábitos reprodutivos da maracanã (Primolius maracana), ave que se aproxima bastante da ararinha-azul e é utilizada como referência pelo projeto.

Durante esse período, também foram marcadas e georreferenciadas 120 árvores com potencialidade para reprodução de maracanãs, bem como espécies arbóreas usadas para alimentação da ave, a exemplo do angico, do pinhão e da braúna. As árvores serão monitoradas no período reprodutivo e o manejo será feito através da incubação artificial de ovos e da colocação de transmissores em filhotes de maracanã.

A UC de uso sustentável que será criada terá aproximadamente 90 mil hectares e prevê a proteção da natureza aliada ao uso das terras pelas comunidades tradicionais de maneira sustentável. A possibilidade de acesso a programas sociais (Bolsa Verde, Pronatec, Programa Primeira Água, Água para Todos, entre outros) vai melhorar as técnicas produtivas e a renda das famílias, diminuindo a pressão sobre os recursos naturais e auxiliando a conservação da biodiversidade.

Sobre o Projeto Ararinha na Natureza

O Projeto Ararinha na Natureza tem como objetivo reproduzir as ararinhas-azuis em criadouros para, futuramente, reintroduzi-las em seu habitat natural, a Caatinga. Coordenado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestre (Cemave/ICMBio), o projeto faz parte da implementação do Plano de Ação Nacional para a Conservação da Ararinha-azul, consolidado em 2011 pelo ICMBio. A iniciativa conta com duas frentes de atuação: a reprodução e manejo da espécie em cativeiro e o trabalho de campo (educação ambiental, sensibilização das comunidades e criação de áreas protegidas).

Patrocinado pela Vale, o Projeto Ararinha na Natureza conta com diversos parceiros nacionais e internacionais: Ministério do Meio Ambiente, Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil), Criadouro Nest, Criadouro Cachoeira, Fundação Lymington, Instituto Espaço Silvestre, Al-Wabra Wildlife Preservation, Association for the Conservation of Threatened Parrots (ACTP), Jurong Park e Parrots International, além das Universidades Federais da Paraíba, de Pernambuco, do Vale do São Francisco e de Minas Gerais.

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8360-projeto-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.