VOLTAR

Projeto ambiental

CB, Brasil, p.13
13 de Jul de 2004

Projeto ambiental
Pela primeira vez, um grupo de índios vai administrar um projeto ambiental voltado para a própria comunidade indígena. A Associação Warã conseguiu da Petrobras R$ 1,4 milhão para pôr em prática o Projeto Mobilização das Comunidades Indígenas e Ribeirinhas para Gestão da Bacia do Rio das Mortes. 0 projeto concorreu na seleção pública do Programa Petrobrás Ambiental, que investirá um total de R$ 40 milhões em propostas de proteção ambiental sobre o tema Água, corpos de água doce e mar.
Dos 1.681 projetos submetidos à seleção pública, apenas 30 foram selecionados. Dentre eles, o apresentado pela associação indígena do Mato Grosso. 0 projeto pretende desenvolver estratégias para conservação do rio das Mortes, um dos principais da região Centro-Oeste. Para isso, será formado um comitê cuja função será preparar a comunidade para administrar a exploração natural da bacia desse rio e seus afluentes.
Para desenvolver o projeto, que foi elaborado em parceria com o Instituto de Pesquisa e Documentação Etnográfica (Olhar Etnográfico), 43 índios serão capacitados em legislação ambiental e terras indígenas. (UC)

CB, 13/07/2004, p. 13

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.