VOLTAR

Programação cultural marcará comemorações

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
Autor: Cyneida Correia
16 de Abr de 2004

O Governo do Estado este ano estará comemorando o Dia do Índio, no próximo dia 19, segunda-feira, promovendo uma extensa programação que contará com a presença de várias lideranças indígenas do Estado e estudantes das escolas públicas estaduais.

Estarão participando das comemorações, índios das etnias Macuxi, Wapixana, Taurepang e Ingaricó. A programação terá início às 9h, no Museu Integrado de Roraima, com o hasteamento das bandeiras Nacional e do Estado, e a participação do Governador Flamarion Portela.

Logo após, representantes de comunidades indígenas de Santa Luzia, município de Uiramutã, e Mato Grosso, município de Pacaraima, estarão apresentando a dança Parixara.

Na programação também haverá uma exposição de utensílios e artesanatos indígenas, e fotografias e serão servidas comidas e bebidas típicas indígenas.

O evento contará com a participação de representantes da Universidade Federal de Roraima (UFRR). O professor Valdinar Melo, irá proferir uma palestra sobre os indicadores de uso agrícola na Comunidade Indígena Flexal, a partir das 15h no auditório do Museu.

Para quem não tiver oportunidade de participar da programação durante o dia 19, a organização do evento estará agendando visitas às exposições até o dia 30, incluindo a projeção de vídeos como Kuarup, Boca do Ouro, Ritual das Flautas e Índios do Brasil. Os contatos podem ser feitos através do telefone: 623-1733.

Paralelo ao evento, o Departamento Estadual de Cultura fará uma exposição de utensílios indígenas, entre os dias 19 e 30 de abril, na Casa de Cultura Madre Leotávia Zoller, em horário integral.

Secretaria - Em Roraima, habitam atualmente cerca de 35 mil índios, divididos em mais de 400 comunidades indígenas e na cidade de Boa Vista. A Secretaria Estadual do Índio, realiza atendimentos diversos aos indígenas, entre eles o de transporte de cargas, encaminhamentos médicos e a fomentação da agricultura familiar indígena. A maioria dessas atividades ocorre in loco, ou seja, diretamente nas comunidades solicitantes. (C.C)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.