VOLTAR

Programação cultural lembra Dia do Índio

Diário da Amazônia-Porto Velho-RO
19 de Abr de 2005

Indígenas também discutem políticas públicas para o segmento em assembléia da Cunpir

O Dia do índio será comemorado em Porto Velho com diversas manifestações culturais. Índios de várias etnias estão realizando desde ontem no Sest/Senat, uma amostra de artes, apresentações de teatro e rituais e a veiculação do vídeo Mapinaí: festa da criação do mundo, segundo o povo indígena Paité.
Na Casa de Cultura Ivan Marrocos, o Dia do Índio está sendo comemorado desde o último dia 15 com exposição de artesanatos produzidos por indígenas do Estado. Artigos como bolsas, pinturas, cestos e esculturas são alguns dos objetos que podem ser conferidos no local.
A data também está sendo aproveitada para a realização de uma assembléia geral realizada pela Coordenação da União das Nações Indígenas de Rondônia (Cunpir) para discutir o encaminhamento do Movimento Abril Indígena, que deverá ser realizado em Brasília, a partir do próximo dia 23.
A assembléia, iniciada na manhã de ontem, está sendo realizada na igreja Cenáculo Rainha dos Apóstolos, situada na avenida Rio Madeira sentido Parque Ecológico. As políticas voltadas para os índios que englobam saúde, educação, homologação de terra e direitos iguais para índios e não-índios são os principais pontos tratados pela Cunpir durante a reunião.
O Abril Indígena deverá reunir etnias de todo o país, em mobilização. Na oportunidade, um grande acampamento deverá ser levantado na Esplanada dos Ministérios. Diversas manifestações regionais também deverão marcar o movimento nos Estados.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.