VOLTAR

Programa Tamoromu é apresentado em reunião de Saúde Mental

Funasa - http://www.funasa.gov.br/internet/notFunasa.asp
21 de Ago de 2009

Durante a semana, a Coordenação Regional da Funasa em São Paulo (Core/SP), por meio da Assessoria de Saúde Indígena (Asin), participou da reunião dos Coordenadores Técnicos de Saúde Mental Indígena, coordenada pelo gerente de saúde mental do Vigisus II, Carlos Coloma.

No evento, a responsável técnica pela saúde mental indígena da Core/SP, Elisabeth Pastore, apresentou o plano de ação e o relatório de atividades desenvolvidas no 1o semestre de 2009. "A importância deste evento é para compartilhar as experiências, o início da realização de uma análise crítica dos trabalhos e o fortalecimento do grupo de coordenadores de saúde mental", comenta Pastore.

Na oportunidade, antropóloga, Vanessa Caldeira, e da psicóloga, Joana Garfunkel, parte da equipe que desenvolve o Programa Tamoromu, da Casa de Apoio à Saúde do Índio de São Paulo (Casai/SP) apresentaram o programa.

O mito da árvore Tamoromu origina-se do povo Wapixana e é símbolo de fartura e diversidade. Com base neste significado, o Programa Tamoromu tem como objetivo potencializar a estrutura de acolhimento da instituição e auxiliar no tratamento e recuperação do bem-estar dos pacientes indígenas. As atividades são desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar composta por antropóloga, pedagoga, psicóloga e arte-educadora, desde setembro de 2006.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.