VOLTAR

Programa Meu Lar beneficia nações indígenas

24 Horas news-Cuiabá-MT
24 de Set de 2004

O Programa Habitacional Meu Lar concluirá até o final deste ano, a construção de 100 unidades habitacionais que beneficiarão várias comunidades indígenas de Mato Grosso. Destas, a Secretaria de Estado de Infra-estrutura (Sinfra) já está executando a construção de 80 casas, estando as demais em fase de licitação com previsão para a conclusão também em dezembro.

Ao todo, serão investidos por meio do Fethab (Fundo Estadual de Transporte e Habitação), cerca de R$ 1,4 milhão, contemplando a mais de 500 indígenas, moradores do Parque Indígena do Xingu, da Reserva do Parecis, no município de Campo Novo do Parecis, das Aldeias Xavantes de Sangradouro e Volta Grande, em Primavera do Leste, e na Aldeia Xavante Nossa Senhora da Graça, em General Carneiro. Para o próximo ano, já está confirmada a construção de mais 50 unidades.

As casas construídas em madeira, possuem formato cilíndrico, contornada por uma varanda com banheiro externo e têm 62 metros quadrados. A origem do modelo padrão se deu a partir de uma Missão Salesiana, que desenvolveu o estilo com base nas conhecidas "ocas", em formato circular e cobertura de palha.

Acompanhando o mesmo modelo das 40 casas já existentes na Aldeia Sangradouro, a Sinfra iniciou ainda no mês de maio, a construção das primeiras 20 unidades. A construção de cada moradia está avaliada em R$ 15 mil.

ETNIAS - No município de Primavera do Leste, na área denominada por Sangradouro/Volta Grande habitam aproximadamente 858 índios, entre crianças e adultos, ocupando um espaço de mais de 100 mil hectares, dividido entre 21 aldeias da etnia xavante, e ainda a Aldeia Kodorijare, onde vivem índios da etnia bororo.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.