VOLTAR

Programa Maranhão Verde: últimos dias para inscrição das famílias do Parque Estadual do Bacanga

Maranhão de Todos Nós - http://www.ma.gov.br/
Autor: Maranhao de Todos Nos
12 de Nov de 2018

Programa Maranhão Verde: últimos dias para inscrição das famílias do Parque Estadual do Bacanga
12/11/2018 15h16

Fomentar e desenvolver projetos voltados para apoio à conservação e recuperação ambiental é o objetivo do Programa Maranhão Verde (Lei Estadual no 10.595/2017), desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA). O programa já é executado no Parque Estadual do Mirador, por meio do Projeto Berço do Rio Itapecuru, com a participação de 189 famílias do parque. Agora é a vez do Parque Estadual do Bacanga, com o projeto Floresta Protetora dos Mananciais, destinado à conservação e recuperação das matas ciliares e áreas de recarga do parque, com foco nas regiões do reservatório do Batatã e do Rio Prata.

O programa é uma forma de unir a conservação ambiental e a elevação de renda da população. Para isso, a SEMA abriu Edital de Chamamento Público de adesão às famílias residentes dentro dos limites do Parque Estadual do Bacanga e/ou em regiões do entorno. As famílias podem se inscrever até a sexta-feira (16), na sede do Batalhão de Polícia Ambiental (Coroadinho) - das 8h às 13h - e na sede da SEMA (Calhau) - das 13h às 19h.

A participação das famílias na Bolsa Maranhão Verde é uma forma de promover cidadania e melhoria das condições de vida e elevação de renda da população em situação de extrema pobreza, exercendo atividades de conservação e recuperação dos recursos naturais nas áreas contempladas, além de incentivar a participação de seus beneficiários em ações que envolvem capacitação ambiental, social, educacional, técnica e profissional.

As famílias beneficiárias desenvolvem atividades de conservação e recuperação dos recursos naturais, principalmente a produção de mudas e reflorestamento de espécies nativas, em áreas previamente definidas, as quais podem ser: Unidades de Conservação, territórios ocupados por ribeirinhos, extrativistas e comunidades tradicionais, além de outras áreas definidas como prioritárias por ato do Poder Executivo.

http://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/desenvolvimento/programa-maranha…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.