VOLTAR

Programa leva inclusão digital a aldeias indígenas do Mato Grosso

Portal Amazônia - portalamazonia.globo.com
25 de Jul de 2008

CUIABÁ - A estação digital Wawã Paju, localizada em Rondolândia/MT, distante 1.133km de Cuiabá, que integra o programa de inclusão digital da Fundação Banco do Brasil, virou um pólo de resgate da cultura indígena.

O cacique da aldeia Anguytatua, da etnia Zoró, Manoel Toathore Zoró, 49 anos, conta que, durante os cursos de capacitação, tenta resgatar a cultura indígena junto à comunidade. Para isso, uma pessoa designada como orientador cultural, geralmente de mais idade, reúne os alunos para contar histórias da etnia e das comunidades vizinhas para todo o grupo. As histórias, geralmente, relatam temas do cotidiano de cada um. Depois de ouvi-las, os alunos escrevem sua versão do que foi dito. Mais tarde, com os textos corrigidos gramaticalmente, traduzem as histórias para a língua portuguesa.

A Estação Digital Wawã Paju tem transformado a vida da aldeia Anguytatua e das comunidades vizinhas. Em 2007, a unidade capacitou 20 alunos, dos quais 15 índios e cinco moradores da região. Durante o curso, alunos e professores passaram cerca de 15 dias, por mês, na aldeia-escola Zawa karej pangyjej, que funciona em regime de semi-internato.

Os Zoró vivem do extrativismo, da coleta de castanha-do-Brasil, do óleo de copaíba, do artesanato e da produção de farinha e milho. Os excedentes são vendidos para auxiliar a renda familiar.

Inclusão digital

Segundo o coordenador do curso em Rondolândia, Robson Miguel, no município não existem cursos profissionalizantes para capacitação dos jovens para o mercado de trabalho. "Neste sentido, a estação digital é de grande importância para que eles aprendam mais e, no futuro, sejam pessoas mais capacitadas para auxiliar no fortalecimento da comunidade", ressalta.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.