VOLTAR

Programa fará inclusão digital de conselheiros indígenas

Sesai - http://portal.saude.gov.br/
Autor: Valéria Amaral
19 de abr de 2011

A ação visa o fortalecimento da comunicação digital e acesso às informações em saúde, ações fundamentais para o exercício do controle social

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (19), em Brasília, o Programa de Inclusão Digital (PID) para os conselheiros Distritais de Saúde Indígena. A ação vai facilitar o acesso às informações de saúde indígena e o acompanhamento virtual dos recursos destinados ao Subsistema de Atenção à Saúde Indígena. A iniciativa beneficiará 8.614 conselheiros em todo o país. Eles são os responsáveis pelo controle social na saúde indígena.

Na primeira fase do programa, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde vai doar 34 kits de impressora a laser, estabilizador, decodificar, nobreak, conectividade à internet, aparelho de televisão LCD 32' e antena parabólica para equipar as 34 sedes dos Conselhos Distritais de Saúde Indígena (Condisi). Nesta fase serão investidos R$ 174,8 mil. O total de kits é suficiente para cobrir todos os distritos sanitários indígenas do país.

Na segunda fase do programa, a partir de novembro, será feita a capacitação dos conselheiros. A idéia é que eles se apropriem das informações e adquiram habilidades para comunicação digital, ações indispensáveis ao exercício do controle social. Além disso, o PID visa estabelecer uma rede de intercâmbio entre os 34 CONDISI. A estimativa é que sejam investidos R$ 10 mil nesta fase. O programa de formação capacitará 1.334 conselheiros, no modelo presencial, e é composto por dois módulos:

Módulo I - Introdução à Informática e acesso à internet.
Módulo II - Informação e Comunicação em Saúde a serviço do Controle Social.

O que é PID?
Programa idealizado pelo Conselho Nacional de Saúde, em 2006, o PID tem como meta contribuir para que os conselhos de Saúde incorporem o uso da informática e da internet como ferramentas para busca de informações em saúde e para o reforço à comunicação entre conselhos e a sociedade. As ações do Programa de Inclusão Digital sustentam-se em três pilares essenciais: a oferta de equipamentos, a garantia da conectividade à internet e a formação dos conselhos para o uso dessa tecnologia com o objetivo de fortalecer o controle social.

O que é Condisi?
É o Conselho Distrital de Saúde Indígena. Instância de controle social no âmbito dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas. O Condisi tem caráter deliberativo e é composto, de forma paritária, por usuários, trabalhadores e gestores/prestadores de serviço, conforme estabelecido na Lei 8.142/90. Existem 34 Condisi que atuam de forma permanente, com reuniões periódicas.

http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/default.cfm?pg=ds…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.