VOLTAR

Programa educacional lançado nesta sexta-feira (25/05) pelo Governo do Amazonas vai ensinar empreendedorismo a indígenas

Governo do Estado do Amazonas
24 de Mai de 2018

O Governo do Amazonas, por intermédio da Secretaria de Administração e Gestão (Sead), inicia, na manhã desta sexta-feira (25/05), o Programa de Desenvolvimento para a Educação Indígena, uma realização da Escola Governar em parceria com a Fundação Estadual do Índio (FEI). A aula magna será no auditório Jorge Bonates, localizado na avenida Mário Ypiranga, No 3288, bairro Parque Dez (sede da Sead), a partir das 10h.

O programa tem como objetivo formar, capacitar e aperfeiçoar membros de comunidades indígenas para o fortalecimento de uma sociedade sustentável. Por isso, prevê inicialmente a implementação de cinco cursos nas áreas de inovação, finanças e empreendedorismo. O primeiro curso será o de "Empreendedorismo Sustentável", com duração de três dias, onde os participantes aprenderão conceitos sustentabilidade empresarial, aplicando cada novo conhecimento na criação de atividades empreendedoras.

Segundo a coordenadora da Escola Governar, Priscilla Atala, um dos objetivos é fazer com que os alunos indígenas atrelem seus conhecimentos tradicionais e a própria cultura aos seus produtos. "O importante não será somente produzir um produto, mas quase que contar a história da própria cultura naquele produto", enfatiza a coordenadora.

A aula magna da sexta-feira contará com a palestra "Empreendedorismo Sustentável", proferida pela secretária titular da Sead, Angela Bulbol de Lima. A solenidade também contará com a apresentação do coral Porantim, formado por crianças da aldeia Wateama, da etnia saterê-mawé, e também com a presença da cantora Djuena Tikuna, que irá cantar o Hino Nacional na língua indígena.

Destinada a capacitar o servidor público estadual, a Escola Governar expande seu atendimento com esse Programa de Educação Indígena. Essa é uma realização que atende uma demanda apresentada pela FEI que procurou a Sead pela sua expertise em gestão de pessoas, o que inclui a prática da formação do servidor. Usando os mesmos moldes que servem para a formulação das atividades afins, voltadas para o servidor público, é como a Escola Governar vai executar os cursos a título de colaboração para a população atendida pela FEI. "Todos os professores instrutores dos cursos serão voluntários, não tendo custos financeiros com essas atividades. O que vamos arcar é somente com o planejamento e a coordenação do conteúdo", explica Priscilla Atala.

Escola Governar - Inovação em Governo do Amazonas, a Escola Governar foi criada, oficialmente, pelo decreto 38.979 publicado no Diário Oficial do Estado do dia 13 de abril deste ano, consolidando a evolução da antiga Escola de Serviço Público do Estado (Espea). A nova unidade faz parte da estrutura da Secretaria de Administração e Gestão (Sead) e tem como principal finalidade implementar as políticas de desenvolvimento e valorização do servidor público.

Entre as atividades previstas pelo decreto, a Escola Governar deverá coordenar e oferecer uma programação de eventos de treinamento, capacitação e aperfeiçoamento dos servidores públicos do Poder Executivo Estadual. Isso inclui cursos de educação profissional, por exemplo, de forma a priorizar as necessidades de cada órgão (secretarias, autarquias e fundações), apontadas pelos seus respectivos representantes. São os agentes de treinamento, já devidamente listados e indicados no site www.escolagovernar.am.gov.br.

http://www.amazonas.am.gov.br/2018/05/programa-educacional-lancado-nest…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.