VOLTAR

Programa de formação de "Operadores Indígenas de Direito" coordenado por advogados indígenas está entre os 12 finalistas do prêmio do Instituto Innovare 2024

CIR - https://cir.org.br
10 de Out de 2024

O Programa de Formação " Operadores Indígenas de Direito", uma iniciativa histórica da organização, coordenado pelos advogados indígenas do Conselho Indígena de Roraima (CIR) e criado durante a atuação na organização da advogada, Joenia Wapichana, é finalista entre as 12 iniciativas da 21 ª edição do Prêmio do Instituto Innovare 2024.

Escolhidos pela Comissão Julgadora formada por profissionais e autoridades do meio jurídico, a lista dos dois premiados e dos doze finalistas foi apresentada nesta quarta-feira (10). Os finalistas concorrem em 6 categorias, são elas: Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania.

O programa concorre na categoria Advocacia, com a iniciativa " Advocacia indígena nos territórios: Formação dos Operadores Indígenas de direito" coordenado pelos advogados indígenas Junior Nicacio Wapichana, advogado, coordenador da Prática e instrutor; Ivo Cipio Macuxi e Fernanda Felix Wapichana, advogados e instrutores.

Para o advogado, Junior Nicácio, esse resultado representa a atuação dos operadores e também a importância da advocacia indígena na consolidação dos trabalhos junto às comunidades e os operadores. " Esse resultado representa a atuação dos operadores em suas comunidades indígenas, que levam informações e contribuem na defesa dos direitos, principalmente dos direitos ao territórios e direitos coletivos das comunidades. Também reforça a nossa atuação, enquanto advogados indígenas, de estarmos contribuindo com as comunidades e dos operadores na consolidação dessas atividades", destacou.

Criado há mais de duas décadas, o programa operadores indígenas de direito, é desenvolvido pelo Departamento Jurídico do Conselho Indígena de Roraima (CIR). Foi planejado para dar suporte às regiões e comunidades indígenas para atuarem na defesa dos direitos e territórios.

Nos últimos anos, a formação priorizou o fortalecimento dos sistemas jurídicos indígenas, através da elaboração dos " Regimentos Comunitários" e elaboração do Protocolo de Consulta. Anualmente, os advogados indígenas promovem encontros de avaliação e planejamento de trabalho. Além disso, durante o ano, visitam as regiões para acompanhar as atividades dos operadores, realizando palestras e rodas de conversas. Todas as oficinas são realizadas nos territórios, que duram de dois a quatro dias.

A ação é pioneira no Brasil, e tem cerca de 80 lideranças que atuam como mediadores de conflito e conciliadores, nas 11 etnoregiões do estado de Roraima, alcançando aproximadamente 270 comunidades indígenas.

O Prêmio Innovare, é uma das mais bem conceituadas premiações da justiça brasileira. Está na 21ª edição, e tem a finalidade de identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da justiça no Brasil. É realizado pelo Instituto Innovare, Ministério da Justiça e Segurança Pública, Advocacia Geral da União, de associações jurídicas e conselhos de justiça do país e tem o apoio do Grupo Globo.

O resultado será divulgado no dia 11 de dezembro, em cerimônia no Supremo Tribunal Federal (STF).

https://cir.org.br/site/2024/10/10/programa-de-formacao-de-operadores-i…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.