VOLTAR

Programa capacita professores indígenas para uso de novas tecnologias

Clirbs - www.clicrbs.com.br
28 de Jul de 2008

Projeto Tamî'kan busca formar multiplicadores em cada comunidade participante

Cerca de 300 professores indígenas de Roraima estão sendo capacitados para utilizar novas tecnologias em sala de aula. Na grade curricular do curso para formação de magistério indígena foi acrescentada a disciplina introdução à educação digital, do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado), do Ministério da Educação. Com 40 horas/aula, o curso permite maior interação dos índios com a internet e com o material didático multimídia.

O projeto, chamado Tamî'kan (sete estrelas, na língua macuxi), faz referência aos sete povos participantes: ianomâmi, macuxi, uapixana, uai-uai, ingaricó, taurepangue e iecuana - e recentemente foi acrescido da etnia sapará. Com o objetivo de oferecer curso de magistério para formar os futuros professores que atuarão nas comunidades, o Tamî'kan começou em dezembro de 2006. Os indígenas participantes foram escolhidos por suas comunidades.

O curso tem duração de quatro anos e foi dividido em duas etapas: a primeira na capital de Roraima, no período das férias, e a segunda nas comunidades indígenas de cada aluno. O objetivo é formar professores e multiplicadores em cada comunidade participante. O programa integra um conjunto de ações do ministério em torno da inclusão digital de escolas, educadores e alunos.

Além de instalar computadores nas instituições de ensino, o MEC está atuando para capacitar professores e oferecer conteúdos educacionais. A meta para 2010, por exemplo, é que todas as escolas urbanas tenham laboratórios de informática e estejam conectadas à internet.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.