VOLTAR

Programa beneficia aldeias indígenas

Jornal da Cidade de Bauru - http://www.jcnet.com.br/
25 de Mai de 2010

Avaí -A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) vai beneficiar quatro aldeias indígenas da região de Bauru com os programas de transferência de renda Ação Jovem e Renda Cidadã. Em Araribá no município de Avaí (39 quilômetros de Bauru) vivem cerca de 650 índios das etnias terena e tupi-guarani.

Ao mesmo tempo em que preservam as tradições de seus ancestrais como a dança, a língua, o artesanato e alguns costumes, os indígenas valorizam o futuro das próximas gerações por meio de escolas dentro das aldeias Ekeruá, Kopenoty, Nimuendaju e Tereguá.

A diretora da regional de Assistência e Desenvolvimento Social de Bauru, Maria Moreno Perroni, explica que os programas sempre buscam desenvolver ações complementares que atendam às necessidades dos próprios indígenas.

A assistente social do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Avaí, Valdeci Silveira Costa, diz que a prioridade é promover essas atividades dentro das próprias aldeias para seus habitantes não saiam de sua realidade.

"Eles produzem artesanato para vender na cidade também já participaram de alguns cursos de qualificação profissional e atividades socioeducativas, como palestras sobre cidadania, meio ambiente e saúde".

http://www.jcnet.com.br/detalhe_regional.php?codigo=183707

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.