VOLTAR

Programa Bem Viver: estudo no Amapá aponta situação precária de pescadores artesanais

Brasil de Fato - https://www.brasildefato.com.br/
Autor: Edição: Lucas Weber
27 de Mai de 2020

O programa Bem Viver desta quarta-feira (27) tem como destaque uma pesquisa realizada no Amapá que mostra como a situação dos pescadores artesanais está precária devido aos impactos da covid-19. O estudo aponta que o trabalho está quase paralisado. Dados preliminares apontam que 60% dos pescadores não estão conseguindo dar vazão a sua produção. A situação se agrava devido à falta de atendimento do governo federal para essa população. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetou a categoria dos pescadores artesanais de serem inclusos no programa de renda emergencial.

A nossa repórter de Minas Gerais, Amélia Gomes, conversou com o padre Julio Amaral, um dos responsáveis pela campanha Solidariedade em Rede, coordenada pela arquidiocese de Belo Horizonte (MG). Na conversa, além de falar do projeto de seus resultado, Padre Júlio Amaral discute qual deve ser o papel da igreja no combate à pandemia.

O Bem Viver também destaca um estudo que está sendo realizado pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) para descobrir qual é o nível de contaminação em determinadas regiões da cidade. O destaque é que a pesquisa está sendo feita pelo esgoto. Por mais estranho que pareça, o método está se mostrando muito eficaz para saber a presença do vírus no bairro sem a necessidade de realizar testes individuais. Entenda a importância dessa pesquisa no programa de hoje!

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Radio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP) e Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: radio@brasildefato.com.br.

https://www.brasildefato.com.br/2020/05/27/programa-bem-viver-estudo-no…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.