VOLTAR

Programa Água Doce investe R$ 10 milhões no RN

MMA - http://www.mma.gov.br
Autor: Rafaela Ribeiro
15 de Mai de 2012

O governo federal assinou, nesta terça-feira (15/05), com o Estado do Rio Grande do Norte, convênio do Programa Água Doce para garantir água potável a comunidades rurais de 30 municípios que estão sendo castigados pela seca. Serão investidos, neste convênio, R$ 10 milhões, resultado de parceria entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Ministério do Desenvolvimento Social. A solenidade aconteceu em Natal.

Com isso, será possível instalar sistemas simples de dessalinização, formado pelo poço,dessalinizador e o chafariz de distribuição da água para a população, além do poço de contenção dos rejeitos, para impedir que contaminem o solo. Cerca de 90 mil pessoas serão beneficiadas, recebendo água potável para consumo.

SUSTENTABILIDADE

O convênio prevê a instalação do sistema, gestão, treinamento e acompanhamento da população para uso do maquinário e a manutenção. O envolvimento da população local no processo, com treinamento adequado para manusear o equipamento, garantirá a preservação e a sustentabilidade do sistema.

A primeira unidade demonstrativa que reaproveita os rejeitos e cria um ciclo de produção criativo e sustentável foi instalada em São José do Seridó, município do Rio Grande do Norte, e hoje já é autossustentável. Além deste convênio, o MMA está estabelecendo parceria com a Fundação Banco do Brasil para recuperar 12 sistemas de dessalinização simples instalados no estado, que estão inutilizados pelo desgaste e falta de manutenção.

http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=ascom.noticiaMMA&codigo=7305

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.