VOLTAR

Profissionais decidem não retornar para trabalhar na reserva Yanomami

Folha de Boa Vista - http://www.folhadeboavista.com.br
07 de Mar de 2006

Os trabalhadores em saúde indígena que prestam serviços aos índios Yanomami, através da Fubra (Fundação Universidade de Brasília), não irão retornar à área. A categoria decidiu em assembléia geral, realizada ontem no auditório da Funasa (Fundação Nacional de Saúde).

Segundo o presidente do Senalba, sindicato da categoria, Rondinele Rodrigues, os trabalhadores não têm condições de retornar porque não foi paga a ajuda de custo, que é um benefício para compra de alimentação que a categoria deve levar para a área indígena.

"Recebemos o salário de janeiro atrasado, mas para darmos continuidade ao serviço na área queremos que seja pago o benefício alimentação. Outra questão é o salário de fevereiro que já vence a partir de hoje e sem previsão de recebermos", ressaltou.

O sindicalista esclareceu que não obteve um posicionamento da Fubra e nem da Funasa, mas ficou sabendo que chegará uma equipe técnica da Fub/Unb para discutir essas questões com a Funasa e o sindicato. "Mas temos informações que será resolvido em curto prazo", complementou.

Quanto ao cancelamento do contrato entre Funasa e Fubra, o presidente do Senalba explicou que isso se dá quando há insatisfação, fato que está acontecendo atualmente, tanto por parte dos profissionais quanto dos usuários. "Administração à distância não está servindo, não funciona", ressaltou.

Ele acredita que uma nova conveniada pegue essas questões que estão com problemas e solucione de uma vez. "Precisamos de uma nova conveniada", comentou Rodrigues. Disse que o sindicato está à disposição para debater todos os problemas com a próxima conveniada, independente de quem seja. "Sendo uma conveniada local, a administração melhora, principalmente no que se refere a questões trabalhistas", frisou.

Funasa - Com a decisão dos trabalhadores, a Funasa disse que os índios Yanomami não ficarão sem assistência, pois contratou técnicos na modalidade colaborador eventual até que as questões sejam resolvidas e o pessoal volte a trabalhar.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.