VOLTAR

Professores Yanomami participam de curso de informática

CCPY-Comissão Pró-Yanomami-RR
01 de Jun de 2004

Um grupo de 22 professores de sete regiões da Terra Indígena Yanomami - Demini, Toototobi, Parawau, Homoxi, Alto Catrimani, Paapiu e Kayanau - participa da terceira edição do Curso de Informática e Elaboração de Material Didático, iniciado no último dia 1o de junho, no Núcleo Tecnológico de Educação da Secretaria de Educação em Boa Vista. Promovido pela Comissão Pró-Yanomami (CCPY) com o apoio da Secretaria de Educação de Roraima, o curso objetiva capacitar os professores Yanomami em digitalização de imagens e diagramação de publicações, por meio dos programas AdobePhotoshop e PageMaker.
O coordenador do Programa de Educação Intercultural da CCPY, Marcos Wesley de Oliveira, explicou que todos os participantes do curso integram o projeto de formação de professores, iniciado em 2001, sob a responsabilidade da entidade.

O secretário-adjunto da Educação de Roraima , Airton Lima, na abertura oficial, afirmou que o curso faz parte do processo de reconhecimento das escolas yanomami. A Secretaria de Educação do estado vem apoiando essas iniciativas da CCPY e, para este curso, pôs à disposição dos índios monitores e equipamentos necessários ao seu treinamento. O curso termina no dia 18 de junho.

Com mais esta etapa de aprendizagem, os professores Yanomami aperfeiçoam o trabalho que já vêm desenvolvendo para elaborar o material didático que é utilizado nas suas escolas. existentes na Terra Yanomami. Existem hoje 32 escolas na Terra Indígena Yanomami atendendo a cerca de 450 alunos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.