VOLTAR

Professores yanomami fazem capacitação

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
Autor: LOIDE GOMES
01 de Jun de 2005

Um grupo de 32 professores yanomami está em Boa Vista participando de um curso interdisciplinar para melhorar a qualidade do ensino nas escolas da reserva. A capacitação é promovida pela CCPY (Comissão Pró-Yanomami) e pelo Núcleo de Educação Indígena da Secretaria Estadual de Educação.
A coordenadora pedagógica da CCPY, Ângela Kurovski, explicou que o curso será realizado durante 30 dias, período em que os professores participarão de oficinas e de visitas a várias entidades, como a Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), para conhecer a realidade local. Eles também vão conhecer como funciona o EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Segundo ela, esta é a quinta edição do curso, que vai trabalhar disciplinas de pedagogia, história, geografia, ciências naturais, matemática e a língua materna, todas focalizadas na água, tema escolhido para ser trabalhado nessa etapa da capacitação dos docentes.
Além dos professores, nove lideranças indígenas também participam das aulas, que são ministradas nas duas línguas: yanomami e português. Esses professores são responsáveis pela educação formal de 400 alunos do ensino fundamental, de comunidades localizadas em regiões como Demini e Tootobi

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.