VOLTAR

Professores Yanomami aprendem sensoriamento remoto

CCPY Comissão Pró Yanomami- Boletim Yanomami 40-Boa Vista-RR
23 de Jul de 2003

Estão previstos para o próximo ano trabalhos de monitoramento da Terra Indígena Yanomami com ajuda de computadores, fotos de satélite e GPS. O objetivo do projeto, idealizado pela Comissão Pró-Yanomami (CCPY) com apoio do Institut de Recherche pour le Développement (IRD) e Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS-Credal), é otimizar a fiscalização e o uso sustentável dos recursos naturais do território yanomami pelos índios, prevenindo, assim, novas invasões de garimpeiros, colonos e fazendeiros com o apoio das autoridades competentes.
Esse projeto etnogeográfico yanomami integra o Programa de Educação Intercultural (PEI) da Comissão Pró-Yanomami. Para implementar esse projeto é preciso investir no treinamento de professores yanomami com esse propósito específico. Durante o último curso (Junho 2003) para o magistério indígena organizado em Boa Vista pela CCPY e outras entidades (URIHI, SECOYA, Diocese de Roraima) os professores yanomami tiveram as primeiras aulas de capacitação para esse projeto ministradas por François-Michel Le Tourneau (CNRS-Credal), geógrafo especializado em sensoriamento remoto. Para o projeto já foram adquiridos computadores, imagens de satélite recentes de toda a área Yanomami e alguns GPS.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.