VOLTAR

Professores Kaingang e Guarani lançam materiais didáticos pela Ação "Saberes Indígenas na Escola"

A Voz Indígena avozindigena.com.br
03 de Fev de 2018

No último dia 16 de janeiro, a Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS) lançou mais uma Ação "Saberes Indígenas na Escola", com materiais didáticos desenvolvidos por professores Kaingang e Guarani da região.

De abrangência nacional, a Ação é uma parceria entre o Ministério da Educação, as universidades, as secretarias de educação e as prefeituras dos municípios que aderirem ao projeto. Seu objetivo é promover a formação continuada de professores da educação escolar indígena, especialmente os que atuam nos primeiros anos da educação básica, segundo o site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

No Rio Grande do Sul, os participantes promoveram um evento em que os resultados e desafios da Ação, desenvolvida na UFRGS desde 2014, puderam ser debatidos e, na ocasião, divulgaram os materiais desenvolvidos pelos professores indígenas que fazem parte do projeto.

Voltados para o ensino básico nas escolas indígenas, os materiais didáticos tiveram suas construções completamente embasadas nos saberes tradicionais de cada povo. Apresentam, nas línguas Kaingang e Guarani, alfabetos, mapas e conteúdos baseados em rituais, cultura, cantos, histórias e lendas.

Os resultados vão além do papel. Os professores perceberam o impacto positivo que a possibilidade de aprender usando materiais em sua própria língua causou nas crianças indígenas. Além de poderem ser alfabetizadas em sua língua materna, elas compreendem o valor e importância de sua comunidade e do conhecimento dela proveniente.

http://www.avozindigena.com.br/site/professores-kaingang-e-guarani-lanc…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.