VOLTAR

Professores indígenas participam de treinamento dos Parâmetros em Ação

Jornal Brasil Norte-Boa Vista-RR
06 de Dez de 2002

Professores indígenas dos estados do Amapá, Pará e Ceará, que trabalham da 1ª a 8ª série do ensino fundamental, estão participando do programa Parâmetros em Ação de Educação Escolar Indígena desenvolvido pela Secretaria de Educação Fundamental (SEF/MEC). O evento termina neste sábado.
São 171 professores e quatro coordenadores fazendo formação em cursos de 33 horas de duração. As reuniões de trabalho estão acontecendo em Kumarumã-Oiapoque (AP), na Aldeia de São Pedro (PA), e em Maracanaú (CE).

Um balanço feito pela Coordenação Geral de Apoio às Escolas Indígenas, órgão da SEF, mostra que de abril a novembro deste ano, o Parâmetros em Ação de Educação Escolar Indígena realizou 42 cursos e capacitou 2.676 professores em Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Sergipe, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Ceará, Amazonas, Pará, Amapá, Roraima e Acre. Entre os estados que formaram maior número de professores indígenas, destacam-se o Amazonas (764), Pernambuco (300), e Mato Grosso (256).

Organizado num conjunto de 12 módulos, o programa é uma proposta de formação continuada que objetiva o desenvolvimento de quatro competências profissionais: leitura e escrita, trabalho compartilhado, administração da própria formação, e reflexão sobre a prática pedagógica que visam ao ensino e à aprendizagem nas escolas indígenas.
Para viabilizar esse trabalho, o Ministério da Educação fornece um kit aos professores que é composto de caderno de apresentação, mapa etnográfico ilustrado do Brasil, mapa etno-histórico de Curt Nimuendajú, o livro Quem são, Quantos são e Onde estão os Povos Indígenas e suas Escolas no Brasil?, e o caderno de registro. Além desses materiais, os coordenadores recebem o Guia do Formador, programas de vídeo e o kit Índios no Brasil. O MEC custeia também as passagens e as diárias dos consultores durante a realização dos cursos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.