VOLTAR

Professores indígenas participam de capacitação sobre Língua Portuguesa

roraima em Foco - http://www.roraimaemfoco.com/
Autor: Adenice Viriato
31 de Ago de 2010

Professores indígenas participam nesta terça-feira, 31, de uma oficina sobre Letramento em Língua Portuguesa, que abordará a contextualização das palavras. A capacitação será realizada pela Prefeitura de Boa Vista no Centro Multicultural Antônio Ferreira de Souza, Orla Taumanan, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

35 educadores das 13 comunidades atendidas pela Prefeitura de Boa Vista estarão no treinamento. Eles terão a oportunidade de trabalhar a leitura e a escrita na Língua Portuguesa e da Língua Materna de sua comunidade.

A capacitação ajudará no planejamento das aulas, direcionando o foco da matéria para que os alunos aprendam a utilizá-la no dia a dia. O curso faz parte da Política Municipal de Formação Continuada, implantada para valorizar o ensino nas áreas indígenas e estimular os alunos.

A Coordenação de Educação Indígena da Secretaria Municipal de Educação (SMEC) também oferece atendimento individual por comunidade. Para ser atendido é preciso fazer o agendamento.

O acompanhamento é realizado na própria SMEC, onde são tratados assuntos peculiares da comunidade como análise curricular, condições da infra-estrutura da escola e suas instalações, planejamento pedagógico e administrativo, diário de classe, como estão sendo desenvolvidas as aulas, se há alguma dificuldade e quais os projetos didáticos para a classe.

A intenção é auxiliar o professor indígena nas dificuldades diárias, pois a estrutura é diferenciada por abrigar crianças de várias séries em uma única sala de aula e as disciplinas serem ministradas pelo mesmo professor.
Novas escolas

Em julho, a Prefeitura inaugurou a escola Vovô Jandico da Silva na comunidade Serra da Moça. Ainda este ano serão construídas mais oito escolas nas comunidades indígenas.

Duas delas já estão em andamento em Vista Alegre e Lago Grande. As outras seis serão construídas nas comunidades Truaru da Cabeceira, Morcego, Passarão, Vista Nova, Milho e Bom Jesus.

As escolas terão o mesmo padrão das demais unidades construídas pela Prefeitura, com salas de aulas, banheiros, pátio, área administrativa e laboratório de informática.

O plano pedagógico será igual ao desenvolvido nas escolas da capital. Atualmente, a Prefeitura mantém quatro escolas e 8 anexos atendendo a 12 comunidades indígenas.

As comunidades atendidas pela Prefeitura são: Morcego, Ilha, Darora, Campo Alegre, Vista Alegre, Vista Nova, Milho, Bom Jesus, Serra da Moça, Serra do Truaru, Truaru da Cabeceira e Lago Grande.

http://www.roraimaemfoco.com/colunistas/variedades-mainmenu-48/18060-pr…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.