VOLTAR

Professor Indígena Kulina é Vitima de Homicídio no Vale do Javari

Civaja -Manaus-AM
12 de Dez de 2005

O indígena Raimundo Kulina foi vítima, ontem, de tentativa de homicídio, quando seguia de sua casa da aldeia Pedro Lopes médio Rio Curuçá, situada na Terra Indígena Vale do Javari, para a cidade de Atalaia do Norte, onde acontecia um curso de Formação Continuada para Professores Indígenas promovido pela SEDUC e SEMED, do qual o referido professor era um dos participantes.

Segundo o referido indígena kulina, os criminosos suspeitam-se, de serem pescadores. Disse que o atacaram de emboscada, tomaram sua gasolina, quinhentos reais em dinheiro, cortaram sua orelha, espancaram-no, bateram com pedaços de pau na sua cabeça e jogaram-no nas barrancas do rio, pensando que estivesse morto. Depois fugiram do local da emboscada em um deslizador com motor de popa de 40 Hp.

O caso aconteceu as 18:00hs de 16/12/2005. A vítima, que no momento da ocorrência estava acompanhada de seu filho de apenas dez anos, foi encontrada desfalecida e teria morrido se não tivesse sido socorrida a tempo por uma embarcação que passava no local e se dirigia para a cidade de Atalaia do Norte, como a vitima conseguiu gasolina, para chegar ao destino da viagem onde foi socorrido.

Em sua chegada àquela cidade, a Amiatan, conveniada da FUNASA e gestora da saúde indígena no Vale do Javari, rapidamente prestou os primeiros socorros e medicou a vítima, que agora se encontra internada na Casa de Assistência a Saúde Indígena (Casai) de Atalaia do Norte.

Segundo informação do agente indígena de saúde Pedro Comapa, a vítima ainda se encontra psicologicamente abalada e quase não conversa com ninguém, razão pela qual até esta data não pôde prestar depoimento na delegacia de polícia local.

Segundo o Clóvis Rufino Reis, o interlocutor dos povos indígenas do Vale do Javari, lembra que esta é mais uma ocorrência da tentativa de homicídio por parte dos invasores com indígenas em transito, que vitimou indígenas na área do Vale do Javari.

Disse ainda que durante a realização de cursos de formação dos professores indígenas, já é pela segunda vez. E avalia que se a Prefeitura Municipal de Atalaia do Norte disponibilizasse pelo menos o transporte adequado para os professores indígenas à ação de delinqüentes e criminosos que atuam na região seria inibida.

Lembrou ainda que primeira vez na viagem à noite dos professores indígenas no retorno do Curso de formação do Centro de Treinamento Sorriso do Saber do Centro da terra indígena do vale do javari em 2003, por falta de transporte e luz, aconteceu acidente com professor Reinaldo Mario - Marúbo, porque tinha pressa de chegar em atalaia do norte, por falta de alimentação. Agora acontece com professor Raimundo Kulina, por falta de apoio com transporte adequado para chegar ao curso. Mas infelizmente, o Prefeito Rosário Conte Galate Neto não manifesta esse tipo de preocupação, apesar dos investimentos que recebe para promover os cursos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.