VOLTAR

Produção: Fauzi Suleiman aprova parceria para pomares

Aquidauana News - http://www.aquidauananews.com/
08 de Jul de 2010

O projeto 'Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares' - ITCP, tem o objetivo dar suporte para o início e desenvolvimento de cooperativas ou grupos de trabalho associativo, denominados de Empreendimentos de Economia Solidária - ESS. A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, é responsável pelo projeto.

Em Aquidauana, o ITCP conta com a parceria do Governo Municipal e FUNAI, uma vez que um projeto já está sendo desenvolvido na aldeia Terena do Limão Verde. Com recursos de R$ 118 mil garantidos, esse primeiro projeto vai estimular a produção e abate de frango tipo caipira.

A coordenadora do mesmo, professora Mirian Aveiros, e o prefeito de Aquidauana, Fauzi Suleiman (PMDB) vêm mantendo contatos periódicos para os ajustes necessários para o sucesso do projeto.

Na última segunda-feira (5) Mirian Aveiros esteve mais uma vez no gabinete do prefeito Fauzi. Ela foi solicitar apoio do Governo Municipal para uma visita técnica de um grupo de 40 mulheres do Limão Verde até a unidade demonstrativa da UFMS no distrito de Camisão, onde terão noções da criação do frango tipo caipira.

Cinquenta pomares de laranja

Em seguida, a coordenadora discutiu com o prefeito a implantação de mais um projeto para a mesma aldeia. "Estamos em avançados estudos junto à comunidade do Limão Verde para implantarmos ali núcleos de produção de frutas. A comunidade tem mostrado interesse e, com apoio da prefeitura e da FUNAI, acredito que teremos sucesso em mais esse projeto", afirmou Mirian.

Segundo o projeto apresentado, serão cadastrados 50 produtores indígenas para a implantação de pomares de laranja, sendo que cada um deles receberá tecnologia e apoio para produzir em um hectare. Associado à produção de frango, os dois projetos agregam valores de produção sustentável.

Ao conhecer detalhes do projeto e seus custos para o Governo Municipal, o prefeito Fauzi Suleiman deu aval para o início dos levantamentos técnicos, colocando de imediato a estrutura da prefeitura à disposição da UFMS.

"Projetos dessa natureza sempre serão bem-vindos, especialmente aqueles voltados para a geração de renda. Com as orientações técnicas necessárias, os Terena do Limão Verde poderão aumentar ainda mais sua produção. Lembrando que hoje eles são responsáveis por boa parte dos alimentos da mesa do aquidauanense", disse o prefeito Fauzi.

Participaram da reunião o cacique Alberto Dias, o vereador Corrêa Filho, o chefe do posto da FUNAI, Reinaldo Martinez e demais lideranças do Limão Verde.

http://www.aquidauananews.com/index.php?action=news_view&news_id=166687

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.