VOLTAR

Produção agroecológica diversificada é tema de oficina

Agora MS - http://www.agorams.com.br
30 de Mar de 2014

Agricultores familiares e indígenas participantes da 9ª Feira Estadual de Sementes Crioulas e de Alimentos da Agricultura Familiar, que acontece de 28 a 30 de março, em Caarapó/MS, puderam conhecer o eixo central de conceitos relacionados a produção agroecologica diversificada e as principais técnicas necessárias de conservação e fortalecimento do solo durante a Oficina teórico-prática sobre Produção Agroecológica Diversificada, realizada na tarde de sexta-feira, 28 de março e na manhã de sábado, 29 de março, na Aldeia Indígena Te'ýikuede Caarapó, pelo pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Ivo de Sá Motta.

O pesquisador explicou como se faz uma compostagem orgânica, uma vermicompostagem, que viabilizam a produção de húmus, um tipo de adubo de qualidade. Ele falou ainda sobre o papel da adubação verde, salientando as principais espécies adaptadas para cultivo na região. Dentre as vantagens da utilização da adubação orgânica, que é uma exigência para a produção de produtos orgânicos com certificação, convém destacar: a melhor qualidade dos estercos, menor custo de produção, menor dependência de derivados de petróleo, utilização de materiais disponíveis na localidade, fornecimento de material orgânico e nutrientes para o solo e promoção da reciclagem de matéria orgânica.

A professora Cida Paranhos, que leciona Geografia na Escola Municipal Ñhandejara e na Escola Estadual Yuy Poty Flor da Terra, participou da oficina e disse que a oficina foi muito interessante e que vai utilizar os conhecimentos adquiridos para ensinar seus alunos.

Para Ivo, essas atividades realizadas na Aldeia Indígena de Caarapó oportunizaram o fortalecimento do relacionamento entre a Embrapa Agropecuária Oeste e a comunidade indígena de Caarapó, que se identifica com a agroecologia e está se especializando nesse sistema produtivo.

O evento é uma promoção da Federação da Agricultura Familiar de MS (FAF-MS) e será realizado pela Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares (Coophaf), Prefeitura Municipal de Caarapó, Embrapa Agropecuária Oeste, Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, de Produção, de Indústria, Comércio e Turismo (Seprotur) e do Governo de Mato Grosso do Sul.

http://www.agorams.com.br/jornal/2014/03/producao-agroecologica-diversi…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.