VOLTAR

Procuradoria pede investigação após atentados em área indígena em MT

Folha online - http://www1.folha.uol.com.br/
Autor: Daniel Carvalho
11 de Jul de 2012

O Ministério Público Federal em Mato Grosso solicitou à Polícia Federal, nesta quarta-feira (11), que investigue dois supostos atentados registrados na terra indígena Marãiwatsédé, dos índios Xavante, no nordeste do Estado.

A Funai (Fundação Nacional do Índio) denunciou que, no último fim de semana, um incêndio "criminoso" atingiu um pasto na terra dos índios e matou um boi. A fundação também afirmou que cerca de dez cavaleiros invadiram a área indígena nesta semana e roubaram duas mulas.

A Justiça Federal determinou em maio a saída dos posseiros da terra indígena. Na semana passada, nova decisão do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) definiu que a Funai tem até a próxima semana para apresentar o plano de retirada dos fazendeiros que ocupam a terra demarcada em 1993 e homologada em 1998.

No ano passado, o governo de Mato Grosso propôs uma permuta entre a área de Marãiwatsédé por outra, no Parque Estadual do Araguaia (MT). A Funai considera a proposta inconstitucional.

Nesta quarta-feira (11), o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), foi a Brasília e levou o caso à ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e à bancada federal de Mato Grosso. Também se reuniu com representantes da Funai.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/1118790-procuradoria-pede-investigac…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.