VOLTAR

Procuradoria na Paraíba lista problemas em obras de transposição

FSP, Poder, p. A9
03 de Abr de 2017

Procuradoria na Paraíba lista problemas em obras de transposição

DE SÃO PAULO

O Ministério Público Federal em Monteiro (PB) divulgou na sexta-feira (31) uma lista de problemas nas obras da transposição do rio São Francisco, no trecho que passa pelo Estado, e alertou a população para que não se banhe nos canais e no leito do rio Paraíba.
Segundo a Procuradoria, a obra da transposição "não está concluída, estando em fase de pré-operação e testes", e uma série de compromissos que teriam sido assumidos pelo governo federal não foram totalmente cumpridos.
Procurado, o governo não comentou o teor da nota.
A Procuradoria afirma que faltam obras de adequação nas barragens Poções, Camalaú e Boqueirão e que não há planos de ação para o caso de acidentes (como rompimentos).
Ainda de acordo com o órgão, não existe certeza técnico-científica sobre a qualidade da água, sem o devido tratamento, para consumo humano.
"A irregularidade da vazão da água que percorre o rio Paraíba, especialmente no trecho Poções-Camalaú, aponta para a precariedade na gestão do sistema; [...] a falta de revitalização do rio Paraíba prejudica a sustentabilidade da condução da água até o açude de Boqueirão, que abastece Campina Grande", diz o texto da Procuradoria.
ORIENTAÇÕES
O Ministério Público, na nota, orienta as pessoas a não se banhar nos canais da transposição e no leito do rio Paraíba, não utilizar a água sem outorga dos órgãos competentes e não fazer extração mineral sem autorização.
"Em caso de rompimento de barragens ou canais, cumpra as orientações dos órgãos de defesa civil", diz o texto.
Em 10 de março, o presidente Michel Temer esteve em Monteiro para uma cerimônia de chegada das águas da transposição do rio São Francisco à Paraíba.
Dias depois, foi a vez dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff visitarem Monteiro, onde reivindicaram a paternidade das obras.

FSP, 03/04/2017, Poder, p. A9

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/04/1872082-mpf-na-paraiba-lista…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.