VOLTAR

Prioridade é manter a biodiversidade

A Crítica-Manaus-AM
08 de Set de 2002

A preservação da biodiversidade amazônica, associada ao desenvolvimento sustentável das comunidades tradicionais, é uma das prioridades do Governo do Amazonas. Nesse sentido, o Governo do Estado, por meio do Ipaam, está implementando o Projeto de Corredores Ecológicos.

Trata-se de um projeto administrado em conjunto por Governo do Estado, Governo Federal e Banco Mundial, que vai desenvolver e implementar projetos para proteção de biodiversidade, planos de manejo e desenvolvimento sustentável. Os objetivos são evitar o desmatamento, permitir a migração de espécies entre as diversas unidades de conservação e promover o desenvolvimento.
O acordo para implementação do projeto foi assinado em 18 de março. O Banco Mundial liberou recursos de R$ 3,4 milhões para a primeira fase. Nessa primeira etapa será implementado o corredor Central da Amazônia, que será um projeto piloto onde o modelo será testado. O corredor compreende a Reserva Biológica de Uatumã, APA Caverna do Maruaga, APA Urubuí, APAs da Margem Direita e Esquerda do Rio Negro, Parque Estadual do Rio Negro, Parque Nacional do Jaú, unidades de conservação municipais, terras indígenas, entre outras.

Já estão em elaboração convênios para desenvolvimento do plano de manejo da caverna do Maruaga, para RDS de Anamã e Mamirauá, entre outros. O plano de manejo é o documento que estabelece todas as diretrizes de ações e gerenciamento da área. A primeira fase do corredor central tem duração de 60 meses e deverá estar concluída em agosto de 2003. O projeto completo tem duração de cinco anos.
(-A Crítica-Manaus-AM-08/09/02)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.