VOLTAR

Primeiro manejo clínico de hepatites do ano é realizado no Vale do Javari

Portal da Saúde - http://portal.saude.gov.br/
30 de Mar de 2012

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) do Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto de Medicina Tropical do Amazonas, realiza até o dia 5 de abril o terceiro manejo clínico para o diagnóstico de hepatites virais na comunidade indígena atendida pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Vale do Javari, localizado no município de Atalaia do Norte, extremo oeste do estado do Amazonas. Esta é primeira de um total de três ações previstas para o ano de 2012.

O manejo clínico na região tem o objetivo de fazer a identificação e tratamento de hepatites para os índios da etnia Marubo, Korubo e Matis que vivem em aldeias do Vale do Javari, uma região de difícil acesso na fronteira com o Peru e a Colômbia.

A ação prevê exames em mais de 150 indígenas, entre eles 28 da etnia Korubo, que tem pouco mais de 15 anos de contato com a sociedade nacional. Com a realização do manejo clínico, a SESAI espera reduzir a incidência das hepatites virais em indígenas do DSEI Vale do Javari. O Distrito, que é a base regional de atenção básica à população indígena, responde pelo atendimento de mais de 5 mil índios.

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=39766

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.