VOLTAR

PRIMEIRA CONVERSA

PUCICAH
Autor: Miguel Maia
01 de Nov de 2002

As comunidades indígenas do baixo rio negro, terão através deste informativo um mecanismo pra divulgar seus trabalhos, mostrar sua realidade, a outros parentes, parceiros e aliados.

Assembleia a ACIBRN aprova o programa permanência e desenvolvimento sustentável

Ocorrido nos dias 14 e 15 de novembro de 2002, na comunidade de Itaperêra - Terra Indígena Médio Rio Negro II a XI Assembléia Geral da ACIBRN, reuniu 16 comunidades das Terras Indígenas Médio Rio Negro I e II e Rio Téa. As lideranças indígenas estudaram e aprovaram o Estatuto da associação e o PPDS - Programa de Permanência e Desenvolvimento Sustentável da Associação das Comunidades Indígenas do Baixo Rio Negro. Segundo a diretoria eleita, O PPDS/ACIBRN, é um programa que garante a formulação de Projeto de Desenvolvimento Indígena capaz de atender de forma sustentável, integrada e em escala adequada as demandas e os projetos de futuro das comunidades indígenas do Baixo rio Negro. A diretoria eleita terá o mandato de 04 quatro anos: Miguel Batista Maia - Presidente; Argemiro Teles - Vice-Presidente; Adilson de Braga - 1o Secretário; Clóvis Batista - 2o Secretário; Raimundo Diekson - Tesoureiro. Também foi eleita a Coordenação do Conselho Fiscal: Zeferino Namukurá Borges - Coordenador; Nivaldo Alves Nascimento - vice-coordenado; Graciliano Alexandre da Silva - 1o Secretário; Gerson Benjamim -2o Secretário. Estiveram presentes, Orlando de Oliveira, presidente da FOIRN, Benedito Machado, Edison Caldas, Ideraldo Pereira e Guilherme Veloso, FUNAI/SGC. A próxima assembléia já está marcada para os dias 14,15 e 16 de outubro de 2003, quando a associação estará comemorando 15 anos de existência.

ACBRN na história
Em 14(catorze) anos de atuação a ACIBRN tem se mantido firme na luta pela conquista dos seus direitos assegurados na Constituição Federal Promulgada em 05/10/88. Conseguiu através do Ministério Publico Federal o levantamento antropológico e atualmente as Terras Indígenas Médio Rio Negro I e Médio Rio Negro II estão demarcadas e homologadas pelo Governo Federal com participação efetiva de todas as comunidades neste processo.

COMUNIDADES FILIADAS A ASSOCIAÇÃO DAS COMUNIDADES INDÍGENAS DO BAIXO RIO NEGRO - ACIBRN:
1. Tapajós
2. Itacoatiara-mirim
3. Areal
4. Camanaus
5. Tancredo Neves
6. Mercês
7. Curicuriari
8. São Jorge
9. Tumbira
10. Jupati
11. São Pedro
12. Caiury
13. Tapuruquara-mirim
14. Mafi
15. Arurá
16. Itaperêra
17. Ilha do Pinto
18. Castanheirinho
19. Bacabal
20. Vila Nova
21. Livramento
22. Aruty

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.