VOLTAR

Primeira ação dos Agentes Voluntários Ambientais do Parque Sumaúma

SDS/AM - www.sds.am.gov.br
04 de Fev de 2010

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), por meio do Centro Estadual de Unidades de Conservação do Amazonas (CEUC), realiza nos dias 1 e 2 de fevereiro, a "Oficina de Credenciamento dos Agentes Ambientais Voluntários (AAV)", localizado no bairro da Cidade Nova, zona Norte de Manaus.

No primeiro dia da oficina, foi realizada uma palestra de educação e interpretação ambiental em Unidades de Conservação (UC) ministrado por técnicos do programa AAV, além de uma caminhada nas trilhas do parque com os 14 agentes que foram credenciados.

Já no segundo dia, aconteceu o I Mutirão Ambiental do Parque na Rua 47 do bairro Cidade Nova I, das 8h às 12h. A ação se estendeu ainda em outras ruas do bairro, com o objetivo de sensibilizar os moradores que residem no entorno do Parque Sumaúma no sentido de conservação da natureza. Durante toda a manhã, os agentes voluntários juntamente com os técnicos do CEUC estiveram empenhados em informar e educar a comunidade. "Notamos que a aceitação dos moradores foi positiva, e estão dispostos a colaborar e melhorar o ambiente do entorno do Parque", diz a gestora do Parque, Vera falcão, que acompanhou o mutirão.

Programa Estadual de Agente Ambiental Voluntário

O Programa Agente Ambiental Voluntário (AAV) está regulamentado pela Resolução do Conselho Estadual de Meio Ambiente do Amazonas - CEMAAM N 02/2008 e atualmente, está em desenvolvimento apenas nas Unidades de Conservação do Estado do Amazonas.

Os agentes atuam em conjunto e sob a coordenação local de suas comunidades nas ações de informação, conscientização e educação ambiental. A formação dos agentes ocorre por meio de várias etapas: sensibilização da comunidade a respeito do programa, oficina de capacitação, oficina de atualização e monitoramento dos AAVs.

Parque Sumaúma

O Parque Estadual Sumaúma foi instituído por meio do decreto n. 23.721, com uma área de 51 hectares. É a primeira Unidade de Conservação Estadual localizada em Manaus (AM), onde o Governo do Estado, por meio da SDS, já criou mais de 8 milhões de hectares, o que representa mais de 100% do aumento das UCs estaduais.

Criado pelo Governo do Estado do Amazonas em 05 de setembro de 2003, o Parque vêm desenvolvendo atividades com a comunidade e os alunos das escolas de entorno, como palestras, oficinas de teatro e eventos de mobilização comunitária, que buscam levar informação e envolver o público na integridade e conservação do Parque.

O Parque Sumaúma conta com um Conselho Gestor formado desde 2007, composto por 20 membros, dentre ONGs, associações, sociedade civil e comunidades de entorno. O Conselho tem por objetivo acompanhar a gestão da Unidade de Conservação propondo soluções para os problemas que possam surgir.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.