VOLTAR

Prevenção e controle às queimadas no Estado do Amazonas

SDS - www.sds.am.gov.br
Autor: Nívia Rodrigues / Silvio Lima
13 de Jul de 2010

Com o objetivo de reduzir em 20 por cento os focos de calor no Amazonas, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), criou em 2010 o Plano Estadual de Prevenção e Controle às Queimadas e Incêndios Florestais (PEPCQ-AM), que desde abril desenvolve oficinas educativas nos municípios do interior que tiveram os maiores índices de calor nos últimos anos. O trabalho educativo está sendo desenvolvido por meio do Centro Estadual de Mudanças Climáticas (Ceclima).

Por meio de oficinas e palestras, o trabalho educativo com base no Plano já atendeu 2.284 pessoas até o mês de maio. A prioridade do PEPCQ-AM é atender os 23 municípios com os maiores focos de calor no período de 2006 a 2009. Até o momento, Manaus e outros 20 municípios já foram atendidos.

No interior do Estado, o trabalho do Ceclima atendeu 1.012 professores, técnicos extensionistas e produtores rurais de Iranduba, Novo Airão, Caapiranga, Itapiranga, Silves, Itacoatiara, Careiro da Várzea, Presidente Figueiredo, Apuí, Humaitá, Rio Preto da Eva, Maués, Autazes, Manacapuru, Parintins, Manicoré, Novo Aripuanã, Manaquiri, Lábrea.

Ainda no mês de maio ocorreu uma palestra para 70 produtores rurais em Canutama e, no dia 1 de junho, 92 pescadores e produtores rurais de Manacapuru foram atendidos. Em Manaus, o trabalho foi iniciado com uma ação de sensibilização nas balsas do porto do São Raimundo, onde 700 pessoas foram atendidas no dia 02 de junho. Já nesta semana, foi a vez da Escola Estadual Senador João Bosco Ramos, em Manaus, onde técnicos do Ceclima palestraram para 480 pessoas.

As atividades estão sendo coordenadas pelo Ceclima, órgão vinculado à SDS, e conta com o apoio do Governo Federal, Estadual, Municipal, sociedade civil e parceiros como o Corpo de Bombeiros, SEDUC, IBAMA, IDAM, UEA, SIPAM, GTA, CNS, FETAGRI e FAEA. O objetivo desta ação é reduzir os grandes focos de calor no Amazonas.

No ano de 2009, o Estado do Amazonas enfrentou sérios problemas com as queimadas e incêndios florestais. Entre os meses de setembro e novembro, em algumas ocasiões, a cidade de Manaus amanheceu encoberta de fumaça, gerando suspensão nas atividades do Aeroporto Eduardo Gomes por causa da visibilidade insuficiente para pousos e decolagens; as fumaças causaram também a diminuição da visibilidade no trânsito; e na área da saúde, 70 por cento das crianças atendidas tinham infecções respiratórias.

Para contribuir na prevenção e combate às queimadas e incêndios florestais, a SDS implantará, até agosto deste ano, brigadas de incêndios em 10 municípios do interior do Estado. A prioridade foi para os municípios que tiveram os maiores focos de calor em 2009. Estão na lista Autazes, Barcelos, Boca do Acre, Canutama, Humaitá, Itacoatiara, Itapiranga, Lábrea, Manicoré e Parintins. A ação será realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros.

http://www.sds.am.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.