VOLTAR

Preso vereador do PT por crime ambiental

OESP, Nacional, p.A21
29 de Jun de 2005

Preso vereador do PT por crime ambiental
Parlamentar é acusado de integrar quadrilha de madeireiros no Paraná
Numa operação envolvendo as Polícias Federal, Militar e Civil, foram presos ontem, em Rio Bonito do Iguaçu, a 390 km de Curitiba, no oeste do Paraná, duas pessoas acusadas formação de quadrilha, crime ambiental, furto de madeira, receptação e extorsão.
Um dos presos é o vereador Antonio Adenilson Barbosa (PT), que responde a outros sete processos, por estupro, furto e ameaça, além de ter sido preso por porte ilegal de armas. Barbosa e Armando Cleomar Brezizinski são apontados como líderes de um grupo que tem se caracterizado pela violência em um acampamento de sem-terra numa área que Incra comprou para montar um assentamento. Em 1997, Barbosa rompeu com o Movimento dos Sem-Terra (MST). Nesse acampamento, que ocupa área de 1.300 hectares, estão cerca de 140 famílias. De acordo com o delegado Lino Lopes, o grupo do vereador implantou um clima de terror entre as famílias acampadas. O grupo do vereador teria desmatado 120 hectares de pinus e araucárias e vendido para madeireiros. Com o dinheiro, eles financiariam outras atividades ilegais.
Ao ser preso, Barbosa disse que, na verdade, ele é que tinha feito as denúncias de desmatamento ao Incra. O superintendente do órgão no Paraná, Celso Lisboa de Lacerda, afirmou que ele fez a denúncia depois que a polícia tinha descoberto seu envolvimento. "É um álibi que ele tentou", disse Lacerda, que pretende pedir a reintegração de posse da área para iniciar o processo de assentamento.

FSP, 29/06/2005, p. A21

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.