VOLTAR

Presidente vai a RR para tratar sobre desnutrição de indígenas yanomamis

Observatório do 3o. Setor - https://observatorio3setor.org.br/noticias/
20 de Jan de 2023

Presidente vai a RR para tratar sobre desnutrição de indígenas yanomamis

Maria Fernanda Garcia
20/01/2023
Notícias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja à Roraima neste sábado (21/01) para tratar sobre a saúde na Terra Yanomami, maior reserva indígena do país. Grande parte dos indígenas, principalmente crianças estão sofrendo de desnutrição.
Indígena Yanomami desnutrido/ Foto: Divulgação/Condisi-YY

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja a Roraima neste sábado (21/01) para tratar sobre a saúde na Terra Yanomami, maior reserva indígena do país. A agenda oficial dele no estado ainda não foi divulgada.

"Recebemos informações sobre a absurda situação de desnutrição de crianças Yanomami em Roraima. Amanhã viajarei ao Estado para oferecer o suporte do governo federal e, junto com nossos ministros, atuaremos pela garantia da vida de crianças Yanomami", disse ele Twitter.

Desde a terça-feira (17/01) equipes do Ministério da Saúde estão na Terra Yanomami atendendo indígenas doentes.

A Terra Indígena Yanomami (TIY), também é um dos territórios mais afetados pelo garimpo ilegal. Nos últimos 10 anos, a exploração garimpeira tem se expandido e deixado impacto significativo na Amazônia, onde vivem os povos Yanomami, Ye'Kwana e outros grupos indígenas em isolamento, como os Moxihatëtëa.

A atividade garimpeira cresceu de 31 hectares em 1985 para 206 mil hectares em 2021, segundo análise do Instituto SocioAmbiental (ISA), em texto publicado no estudo 'Conflitos no Campo Brasil 2021'. Cerca de 90% do garimpo ocorre na região amazônica, afetando Unidades de Conservação ou Terras Indígenas.

Além do garimpo ilegal, a região norte do país tem registrado mortes em decorrência de conflitos no campo. De acordo com o Centro de Documentação CPT - Dom Tomás Balduino, foram registradas 9 mortes em 2020 e 109 mortes em 2021, o que significa um aumento de 1.110%. Das 109 mortes em 2021, 101 eram indígenas Yanomamis do estado de Roraima.

Fonte: g1

https://observatorio3setor.org.br/noticias/presidente-vai-a-rr-para-tra…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.