VOLTAR

Presidente Evo Morales recebe delegaçao Indigena Brasileira

Warã Instituto Indígena
Autor: Azelene Kaingáng
25 de Abr de 2007

O Presidente da Bolívia Evo Morales, recebeu em um almoço no Palácio do Governo da Bolívia, os membros do Caucus dos Povos Indígenas das Américas, do qual fazem parte os brasileiros Azelene Kaingáng, Wilson Matos, Ubiratan Wapichana e Sandro Tuxá.
O Caucus das Américas, instância de participaçao indigena nas negociaçoes da Declaraçao Americana, encontra-se em La Paz, participando da Décima Reuniao para a busca de Consensos.

O Presidente Evo Morales falou dos desafios de ser indígena e Presidente do Estado Boliviano.
Propos uma aliança entre os Povos Indígenas das Américas e o Governo da Bolívia para combater o imperialismo e o capitalismo, e para promover a descolonizaçao dos Povos, assim como criar resistências para que as grandes empresas transnacionais nao tomem conta do que é nosso.

O Vice de Morales, afirmou que um dos maiores problemas que está enferentando é a falta de técnicos indígenas preparados para assumirem cargos importantes no governo, que no máximo estao assumindo as funçoes politicas mas as funçoes técnicas que sao as mais importantes ainda ficam a cargo dos nao indigenas e que os movimentos tem que se preparar para "indianizar" o Estado.

No dia 23 de abril o Presidente Evo Morales assinou, com a presença do Caucus, Decreto Presidencial que regulamenta o Consentimento Prévio, livre e informado, princípio contido na Convençao 169/OIT.
É importante ressaltar que os indigenas Brasileiros participam desse Fórum com o apoio da Uniao Européia e da OEA.
--

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.