VOLTAR

Presidente do Iteraima recebe reivindicações de manifestantes

Folha BV- http://www.folhabv.com.br
Autor: Jéssica Laurie
06 de Set de 2014

Na manhã desta sexta-feira, dia 05, os ex-moradores da Raposa Serra do Sol, que desde o sábado passado, 30 de agosto, invadiram um terreno do Governo do Estado, no bairro Caranã, próximo ao residencial Jardim Floresta, para protestar contra o Governo e os órgãos reguladores de terra em Roraima, participaram de uma reunião com o diretor-presidente do Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima), Haroldo Amoras.

Segundo o líder do movimento, Edivan Silva, a reunião foi para que os manifestantes entregassem a pauta de reivindicações elaborada por eles, no qual foram formalizados os pontos que os manifestantes vêm reivindicando, que são: habitação para todos os desintrusados, que ainda estão desabrigados, e titulação e documentação dos terrenos para que eles possam produzir. "Eles nos prometeram que irão nos enquadrar nos programas habitacionais do Governo, até que todos nós recebamos nossas terras", disse Edivan Silva.

O grupo de 60 famílias de ex-moradores da Raposa Serra do Sol está protestando há uma semana, mas apesar deles alegarem desde o primeiro momento que o manifesto era pacífico e que só queriam chamar atenção das autoridades, por algumas vezes houve conflito com as equipes da Emhur (Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional), que em determinado momento, segundo os desintrusados, chegou até a atingir o dedo de um manifestante com um facão enquanto tentava retirar os cartazes afixados pelo grupo.

Eles alegam que desde a demarcação das terras indígenas o Governo prometeu a relocação deles e até hoje não cumpriu. Há dois anos foi firmado um compromisso junto à Prefeitura, Governo do Estado e Governo Federal que lhes daria novas terras, como forma de compensar a retirada dessas pessoas do território indígena, na época da homologação. O grupo alega que desde então está sem moradia.

A equipe da Folha que esteve presente no local da reunião, na produtora do senador Romero Jucá (PMDB), no bairro Caçari, mas não pôde participar.

http://www.folhabv.com.br/Noticia_Impressa.php?id=174599

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.