VOLTAR

Presidente da Funasa recebe indígenas e anuncia mudanças

Funasa - http://www.funasa.gov.br:8080/siscanot/noticias/not_2010/not.php?cod=80
27 de Jan de 2010

O presidente da Funasa, Danilo Forte, recebeu na manhã desta quarta-feira (27) representantes de 29 comunidades indígenas das etnias Pataxó e Tupinambá, do extremo sul da Bahia, que entregaram um documento com reivindicações para a área de saúde nos Polos-Base de Porto Seguro e Ilhéus.

As lideranças indígenas reivindicaram mais profissionais da área de saúde para a região, melhor distribuição de medicamentos e maior controle na gestão dos recursos, dentre outros. Danilo Forte ressaltou que desde que assumiu a presidência da instituição vem trabalhando juntamente com representantes do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) na construção de uma política de saúde indígena que atenda às necessidades dessa população.

"Temos agido sempre em parceria com o Condisi para que possamos realizar um trabalho que atenda aos anseios dos povos indígenas", destacou. O presidente afirmou, ainda, que faz questão de viajar para as aldeias para conhecer de perto a realidade de cada lugar. "Só no Vale do Javari, que antes não havia sido visitado nenhum outro dirigente, eu já estive seis vezes", afirmou.

Forte apresentou algumas das medidas que vêm sendo tomadas para melhorar as condições de saúde da população indígena, como ações de saneamento e o concurso público que será realizado no próximo mês para contratar mais 802 servidores, que atuarão diretamente nas aldeias. Citou ainda a compra de 20 toneladas de medicamento e a aquisição de 29 veículos nos dois últimos anos para as aldeias da Bahia, além de ações preventivas e de tratamento. " Com essas e outra medidas conseguimos vários avanços, como a redução em 50% na taxa de mortalidade infantil indígena ", enfatizou o presidente.

"A Funasa tem envidado todos os esforços para que os problemas sejam solucionados", afirmou Forte, acrescentando, ainda, que juntamente com o Condisi vem acompanhando o controle dos recursos destinados às populações indígenas.

Danilo destacou ainda o estreitamento da relação com Ministério Público da União (MPU), o que possibilitou um acompanhamento mais de perto e mais efetivo no atendimento das demandas das comunidades indígenas.

Por sua vez, Flávio Nunes, coordenador-geral de Atenção à Saúde Indígena do Departamento de Saúde Indígena (Desai), disse que as solicitações feitas pelas lideranças na última reunião realizada com representantes do Desai foram todas atendidas. "Cumprimos todos os compromissos assumidos durante nosso encontro". Dentre as ações realizadas, citou a vacinação contra a gripe Influenza ( H1N1). "A população indígena será uma das primeiras a serem beneficiadas", ressaltou.

O coordenador regional de Funasa da Bahia, William Dell'Oso, depois de ouvir as reivindicações, disse que muitas delas tinham sido atendidas e que as providências serão adotadas para que as demais sejam executadas.

Flávio Nunes se comprometeu a atender algumas das solicitações apontadas e a discutir ainda hoje à tarde para identificar prioridades imprescindíveis. "Estaremos com o diretor executivo Faustino Barbosa Lins Filho, que é o responsável pela administração dos recursos, e dependendo dos valores que possam resolver ou minimizar os problemas mais imediatos já poderemos dar o encaminhamento da solução ainda hoje."

Ao final da reunião, Danilo Forte reafirmou que "as solicitações e pendências estão sendo atendidas, dentre elas a mais importante, de natureza estrutural na Região, já está resolvida, com a indicação de um dos principais técnicos do nosso quadro que será remanejado do Xingu para trabalhar no Sul da Bahia."

Com relação às questões financeiras informou que "o orçamento de 2010 só foi assinado ontem pelo presidente Lula, e agora o Ministério do Planejamento ainda tem 30 dias para fazer o quadro definitivo de despesas. Preocupado com a demora na aprovação do novo orçamento, no que dependia da presidência, "assegurei no final do ano passado os recursos para a manutenção dos contratos de todas as conveniadas na saúde indígena até abril de 2010 e antecipei a aquisição de mais de 190 itens de medicamentos da farmácia básica", afirmou.

Finalizando, o presidente Danilo manifestou às lideranças presentes o seu descontentamento com a situação do Polo-Base da Funasa, na região, e determinou que sejam apuradas as responsabilidades para que aquela unidade volte a funcionar plenamente. "Pela importância que tem para aquela região e pela estrutura física que possui, está previsto a instalação de um completo consultório odontológico cedido pelo Ministério da Saúde."

Forte esteve acompanhado do chefe de gabinete, Moisés Sousa Santos, do diretor do Departamento de Administração (Deadm), Carlos Luiz Barroso Júnior, do coordenador geral de Atenção à Saúde Indígena do Departamento de Saúde Indígena (Desai), Flávio Pereira Nunes, do coordenador regional da Funasa na Bahia, William Dell'Oso, além de técnicos do Desai. A reunião contou, ainda, com os representantes da 6ª Câmara do Ministério Público Federal, Carla Daniela Leite e Jorge Bruno Sousa.

Publicado em 27/01/2010 às 18h09.
Última alteração: 28/01/2010 às 14h04.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.