VOLTAR

Presidente da Funai visita Maturuca

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/fbv/noticia.php?id=70320
16 de Set de 2009

A notícia de que o presidente Lula da Silva irá comemorar o Dia do Índio, em abril do próximo ano, na comunidade do Maturuca, na Raposa Serra do Sol, foi recebida com festa por cerca de 800 indígenas.

Ontem o presidente da Funai, Márcio Meira, esteve na região para tratar da agenda de Lula junto as lideranças. Ele almoçou no Maturuca, ganhou presentes dos índios, e participou de atos comemorativos pela homologação da terra indígena Raposa Serra do Sol, que teve sua demarcação validada em abril deste ano, pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Os índios também reforçaram pleitos solicitados em reunião realizada anteontem entre Lula, Meira, alguns ministros e lideranças de cinco organizações indígenas, que pediram investimentos nas áreas de saúde e educação, construção de estradas e a saída imediata de garimpeiros que atuam ilegalmente nas reservas.

De acordo com o administrador da Funai, Gonçalo Teixeira, os indígenas deixaram claro a Márcio Meira o desejo de trabalhar com projetos de etnodesenvolvimento na Raposa Serra do Sol. "Eles querem buscar o desenvolvimento da região de forma sustentável", disse.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.