VOLTAR

Presidente da Funai reúne-se com líderes indígenas de Roraima

CIR-Boa Vista-RR
18 de Set de 2003

Mais de cinqüenta lideranças indígenas, incluindo representantes dos povos macuxi, yanomami, wapichana, wai wai, ingarikó e taurepang vão participar de reunião com o novo presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes, amanhã (19/9) na sede do Conselho Indígena de Roraima - CIR. Os principais temas a serem debatidos são a homologação da terra Raposa Serra do Sol e a construção de outra política indígenista no âmbito do Governo Federal.

Mércio aceitou o convite feito pelo CIR para participar da 3ª Reunião Ampliada da organização em 2003, que acontece desde hoje e vai até o dia 20 de setembro em Boa Vista. No primeiro contato com o novo presidente do órgão indigenista, os líderes querem saber que caminhos a presidência da Funai vai percorrer para acelerar a homologação de Raposa Serra do Sol, em território contínuo, conforme estabelece a portaria 820/98 do Ministério da Justiça.

O CIR quer uma posição clara do presidente sobre a retirada de invasores instalados ilegalmente no interior das terras indígenas, por exemplo, garimpeiros na área Yanomami e fazendeiros, arrozeiros e 'corrutelas' em Raposa Serra do Sol. Os tuxauas também vão mostrar ao presidente as formas de desenvolvimento que as comunidades implementam nas áreas quando as áreas estão livres da presença de invasores.

O debate sobre política indigenista vai girar em torno da realização da Conferência Nacional de Política Indígenista que o CIR defende como sendo a única condição para se construir, democraticamente e com a participação ampla dos povos e organizações indígenas e indigenistas, os rumos que o Governo deve trilhar no tratamento aos povos originários do Brasil.

O movimento indígena quer pressa na concretização de mudanças na ação indígenista do Governo Federal. Existem sinais de que o governo Lula está disposto a realizar a Conferência para definir novos rumos, mas, em quase 10 meses de governo, nenhum encaminhamento concreto foi dado.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.