VOLTAR

Presidente da Funai ressalta conquistas da Funai em seus 35 anos

Site da Funai
Autor: (Simone Cavalcante)
05 de Dez de 2002

Em seu pronunciamento aos servidores da Funai, ontem (04) à tarde, o presidente Artur Nobre Mendes destacou as principais conquistas do órgão indigenista em seus 35 anos. O crescimento da população indígena e a demarcação das terras foram apontados por Mendes como os dois maiores ganhos durante os 35 Anos. "Até a criação da Funai a população indígena estava declínio acentuado com previsões catastróficas de processo irreversível de extermínio", lembrou o presidente. Ao falar sobre a demarcação das terras indígenas, Mendes afirmou que os investimentos do governo federal foram muito superiores àqueles destinados às políticas públicas de reforma agrária e tombamento de reservas ecológicas.

O pronunciamento ocorreu no auditório da Funai em Brasília e contou com a participação dos diretores Glenio da Costa Alvarez (Administração), Noraldino Cruvinel (Assuntos Fundiários) e Petrônio Machado Cavalcanti Filho
(Assistência), além da convidada especial e defensora incansável das questões indígenas na 6ª Câmara do Ministério Público Federal, dra. Ela Wieko. Convidada pelo presidente para compor a mesa, a procuradora reafirmou seu compromisso em apoiar a Funai e as comunidades indígenas, e parabenizou toda a diretoria e servidores pelo esforço trabalho e dedicação à causa indígena, lembrando que não é fácil lidar com as questões indígenas devido à riqueza de diferenças culturais de cada comunidade. "Temos que aprender a cada momento a
respeitar o outro. Eu não podia deixar de prestigiar a diretoria e os servidores da Funai e reconhecer o trabalho, apesar dos erros que cometemos muitas vezes", afirmou dra. Ela Wieko.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.