VOLTAR

Presidente da Funai recebe índios Kaiowá em reunião

Site da Funai
14 de Mar de 2003

O presidente da Funai, Eduardo Almeida, participou hoje à tarde de uma reunião com líderes indígenas Kaiowá, do Mato Grosso do Sul para discutir os problemas que as 186 famílias da comunidade, instaladas há mais de dois meses na fazenda Brasília do Sul, vêm tendo. Além de problemas com a segurança, os índios reclamam da falta de estrutura física, alimentação e medicamentos .

Eduardo Almeida garantiu que tomará providências para solucionar estes problemas, e fará uma visita ao local, possivelmente na companhia do ministro de Segurança Alimentar e Combate à Fome, José Graziano.

A fazenda Brasília do Sul fica localizada dentro da área indígena, e o processo no judiciário que definirá quem tem o direito de posse sobre ela ainda não foi concluído. A confirmação de que morte do líder Kaiowá Marcos Veron - conhecido em vários países por defender o direito à terra para os índios brasileiro - foi em decorrência do confronto com empregados da fazenda já resultou na prisão de três pessoas. Veron foi enterrado pelos índios no local onde aconteceu o crime.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.