VOLTAR

Presidente da Funai recebe delegação de indígenas do Sul

Funai - http://www.funai.gov.br/
30 de Mai de 2012

Cerca de 20 indígenas das etnias Guarani, Kaingang e Charrua foram recebidos pela presidente da Funai, Marta Maria do Amaral Azevedo, na manhã desta quarta-feira (30), na sede do órgão, em Brasília.

As lideranças solicitaram informações sobre os processos de demarcação das terras indígenas na região Sul e pediram maior eficiência nas ações realizadas pelas coordenações técnicas locais, criadas com a reestruturação da Funai em 2009. Outro ponto de pauta referiu-se à necessidade de elaboração de um programa que garanta a segurança alimentar nas aldeias e acampamentos indígenas, a fim de substituir a distribuição de cestas básicas.

A presidente escutou as demandas das lideranças e esclareceu que uma das prioridades da sua gestão é exatamente fortalecer o trabalho das coordenações regionais e locais e ressaltou que, para isso, necessitará do apoio e do diálogo com o movimento, comunidades e organizações indígenas.

Informou ainda que vem realizando reuniões com diversos ministérios, dentre eles da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social e Combate à Fome para ampliar a garantia dos direitos indígenas. O objetivo é, além da criação de novas políticas, tornar as políticas sociais já existentes disponíveis ao público indígena que hoje não tem acesso a elas por viver fora das aldeias e terras demarcadas. O esforço será de elaborar estratégias conjuntas entre os diversos órgãos públicos para que sejam garantidas políticas de etnodesenvolvimento, educação, saúde e cultura também aos indígenas que estão em acampamentos ou em terras provisórias.

Na terça-feira (29), a delegação indígena esteve reunida com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que determinou a criação de um grupo de trabalho formado por representantes indígenas e do ministério a fim de analisar as reivindicações na área da saúde.

http://www.funai.gov.br/ultimas/noticias/2012/05_mai/20120530_18.html

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.