VOLTAR

Presidente da Funai pede paciência a grupos

Zero Hora-Porto Alegre-RS
Autor: CAROLINA BAHIA
17 de Fev de 2004

Em meio ao agravamento do conflito agrário entre a comunidade indígena e agricultores na área de Imbuí, em Abelardo Luz (SC), o presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes, pediu paciência aos índios.

Ontem, de Brasília, Gomes falou ao telefone com as lideranças caingangues, negociando uma saída para o impasse. Com a morte do produtor rural Olices Stefani em Aberlardo Luz, os ânimos se acirraram no oeste de Santa Catarina. Durante a tarde de ontem, a Funai propôs que os índios que vieram de Mangueirinha (PR) a Santa Catarina para ajudar no protesto pela demarcação da área como reserva indígena voltassem para o Paraná, e que os demais esperassem por uma solução. A Polícia Militar, inclusive, foi orientada para acompanhar o grupo de Mangueirinha. Até o início da noite, o presidente da Funai ainda não havia recebido uma resposta.

Gomes não arrisca apresentar uma data para a finalização do processo da demarcação da área no Ministério da Justiça. Segundo ele, a portaria está sendo estudada. O próprio Ministério da Justiça informou ontem que não vai ceder às pressões do momento e que há etapas a serem seguidas para o reconhecimento de uma área área indígena. Ao todo, são seis fases e, segundo a assessoria do ministério, o caso de Abelardo Luz encontra-se na segunda etapa (declaração). Essa é considerada a fase mais complicada por causa das contestações de quem não concorda com o projeto. A situação das áreas no Sul ainda é mais complicada porque o pagamento feito pela Funai pela benfeitoria na área não cobre o preço da terra.

- No Sul, o valor das terras é maior do que das benfeitorias, o que dificulta ainda mais a solução de impasses deste tipo - explica Gomes.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.